Quercus da Guarda promove caminhada pela despoluição do rio Noéme

| País
Porto Canal / Agências

Guarda, 21 mar (Lusa) - O Núcleo Regional da Guarda da associação ambientalista Quercus promove, no domingo, uma caminhada de protesto para exigir a imediata despoluição do rio Noéme, um afluente do rio Côa, foi hoje anunciado.

A caminhada, a realizar entre as 09:00 e as 12:00, assinala o Dia Mundial da Água e pretende alertar a Câmara Municipal da Guarda e a Agência Portuguesa do Ambiente para a resolução de um problema que se arrasta desde a década de 1980.

"Sensibilizar a população em geral para a continuidade deste problema" e as entidades responsáveis para a necessidade de "terminarem as descargas poluentes que continuam a acontecer" são os objetivos do protesto cívico, segundo a organização.

O presidente do núcleo da Guarda da QUERCUS, Bruno Almeida, disse hoje à agência Lusa que a poluição do rio Noéme é originada por uma fábrica têxtil que possui uma ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) que se tem revelado insuficiente para o tratamento dos efluentes.

O responsável contou que a Câmara Municipal da Guarda já construiu uma estação elevatória e condutas para encaminhamento do esgoto industrial até à ETAR de São Miguel, mas o equipamento ainda não começou a funcionar.

"Atualmente, assistimos a um jogo de pingue-pongue" entre a autarquia e a Águas do Zêzere e Côa, a empresa responsável pela ETAR de São Miguel, referiu Bruno Almeida.

"A Câmara diz que a entidade Águas do Zêzere e Côa é que tem a responsabilidade de intervir agora. A Águas do Zêzere e Côa diz que enquanto não estiver instalado na estação elevatória um equipamento que meça a qualidade do efluente que vai entrar na sua ETAR, não o aceita receber", explicou.

Segundo o dirigente da QUERCUS, assiste-se "a um jogo em que uns passam responsabilidades para os outros e não há maneira de o assunto se resolver e de o efluente ir definitivamente para a ETAR e de ser tratado como deve ser".

O encontro dos participantes na caminhada de protesto, que terá um percurso de cerca de 10 quilómetros, está marcado para as 09:00 de domingo, junto à ponte da aldeia de Gata, nas proximidades da Guarda, onde se localiza o foco poluidor.

A organização estima que na iniciativa, que começa e termina na localidade de Gata, participem cerca de 100 pessoas, incluindo autarcas das freguesias de Guarda, Casal de Cinza, Vila Garcia, Vila Fernando, Pousade/Albardo, Rochoso/Monte Margarida e Cerdeira), que são abrangidas por aquele curso de água.

O rio Noéme é um afluente do rio Côa que nasce em Vale de Estrela, Guarda, e atravessa várias aldeias dos concelhos de Guarda, Sabugal e Almeida.

A poluição deste curso de água tem preocupado autarcas, ambientalistas e moradores das localidades ribeirinhas.

Márcio Fonseca, um jovem natural de Rochoso, Guarda, chegou mesmo a criar um blogue na internet (www.cronicas-do-noeme.blogspot.com) e a lançar uma petição pública a alertar para o estado do rio Noéme.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.