Inspectores da ASAE estão hoje em greve para se manifestarem em Lisboa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 mar (Lusa) -- Os inspetores da ASAE realizam hoje uma greve nacional e uma manifestação, em Lisboa, para protestaram contra os cortes nos salários, falta de efetivos e por um estatuto profissional.

O presidente da Associação Sindical dos Funcionários da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASF-ASAE), Albuquerque do Amaral, disse à agência Lusa que o sindicato decretou greve para os inspetores poderem participar na manifestação, que tem já confirmada a presença de mais de 100 profissionais de todo o país.

Segundo o sindicato, que representa 204 associados dos 238 inspetores da ASAE, a greve vai afetar toda a atividade operacional da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, como operações de fiscalização, diligências processuais e inspeções baseadas em denúncias, além de ações de formação que estão a decorrer.

O presidente do sindicato adiantou que atualmente existe uma "desmotivação altíssima" e "enorme descontentamento" entre os inspetores da ASAE, sentindo, muitos deles, que as "expectativas foram defraudadas".

Para a ASF-ASAE, os cortes salariais, que resultaram na "perda de rendimentos que chegam a ultrapassar os 250 euros mensais", estão a criar "situações sociais muito debilitadas".

De acordo com o sindicato, há inspetores-adjuntos que estão a ganhar atualmente 750 euros mensais, depois de feitos todos os cortes.

Outro dos motivos do descontentamento é a ausência de um estatuto profissional, documento que os inspetores reclamam desde 2006, quando foi criada a ASAE.

Albuquerque do Amaral lembrou que a "ASAE é o único órgão de polícia criminal que não possui um estatuto próprio".

A manifestação começa às 15:00 no Ministério das Finanças e termina no Ministério da Economia.

CMP // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".