Covid-19: Fim da quarentena para os 122 cidadãos alemães repatriados de Wuhan

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Berlim, Alemanha, 17 fev 2020 (Lusa) -- Os 122 cidadãos alemães colocados em quarentena no início de fevereiro, na Alemanha, após a sua evacuação da cidade chinesa de Wuhan, epicentro da epidemia do novo coronavírus, saíram hoje do isolamento, anunciaram as autoridades daquele país.

"Todas as pessoas em causa conseguiram sair da zona de quarentena para se juntar às famílias", disse hoje o secretário de Estado da Saúde da Alemanha, Thomas Gebhart, durante uma conferência de imprensa.

Segundo a agência France Press (AFP) nenhum dos cidadãos está infetado com o vírus covid-19, de acordo com as autoridades, que realizaram vários testes de deteção "todos [com resultados] negativos".

Os 122 cidadãos foram colocados em isolamento no início de fevereiro, depois de terem sido repatriadas para a Alemanha a partir da cidade de Wuhan, na China, onde teve início, em dezembro, o surto do novo coronavírus.

Foram mantidos isolados num quartel militar na cidade de Germersheim, na região da Renânia-Palatinado, no sudeste da Alemanha.

"Estas medidas não foram fáceis para as pessoas envolvidas, mas absolutamente essenciais", acrescentou Thomas Gebhart, citado pela AFP.

A Alemanha é o país europeu com mais pessoas infetadas com coronavírus, com 16 casos.

O coronavírus Covid-19 provocou 1.669 mortos e infetou cerca de 65 mil pessoas a nível mundial.

A maioria dos casos ocorreu na China, onde a epidemia foi detetada no final do ano.

Além de 1.665 mortos na China continental, há a registar um morto na região chinesa de Hong Kong, um nas Filipinas, um no Japão e um em França.

As autoridades chinesas isolaram várias cidades da província de Hubei, no centro do país, para tentar controlar a epidemia, medida que abrange cerca de 60 milhões de pessoas.

Em Portugal, surgiram até agora sete situações suspeitas, mas nenhum caso se confirmou.

Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), há 44 casos confirmados na União Europeia e no Reino Unido.

DA // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.