STJ admite recurso de Afonso Dias no processo de desaparecimento de Rui Pedro

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 mar (Lusa) - O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu hoje admitir o recurso de Afonso Dias, o único arguido no processo do desaparecimento de Rui Pedro, revelou fonte do tribunal à agência Lusa.

A 5.ª secção do STJ, que teve como relator o antigo procurador geral da República Souto Moura, deliberou que Afonso Dias, condenado a três anos e seis meses de prisão pelo rapto de Rui Pedro, em 1988, pode pedir a absolvição por via do recurso interposto da pena aplicada pela Relação do Porto.

Anteriormente, o STJ tinha rejeitado o recurso, defendendo que não eram recorríveis penas inferiores a cinco anos.

No início de 2012, o Tribunal de Lousada absolveu Afonso Dias de rapto de Rui Pedro por não ter sido provado em julgamento o crime. Porém, a família de Rui Pedro, que desapareceu a 04 de março de 1998, em Lousada, com 11 anos de idade, recorreu para o Tribunal da Relação do Porto, que condenou o arguido a três anos e seis meses de prisão efetiva.

O advogado da família de Rui Pedro, Ricardo Sá Fernandes, relativou a admissão do recurso da defesa de Afonso Dias.

"A questão importante é o julgamento da matéria de fundo. Nunca valorizo excessivamente estas questões de natureza processual. Se a Justiça portuguesa entende que há mais um recurso, vamos aguardar", disse Ricardo Sá Fernandes.

O advogado disse que o recurso "é apenas mais uma etapa de um processo muito longo", ressalvando que "não é simples hoje em dia descortinar se certas matérias são recorríveis ou não para o STJ".

"Por isso, sobre este assunto em concreto, havia vários entendimentos e, segundo creio, há um voto de vencido", disse Ricardo Sá Fernandes, rejeitando a afirmação de que, com o recurso, se perde mais tempo, "num longo processo de 15 anos".

"Se o STJ não admitisse o recurso, haveria recurso para o Tribunal Constitucional. Esta decisão de hoje não faz perder mais tempo", afirmou, acrecentando que "para a família de Rui Pedro" continua "a ser muito importante saber o que aconteceu com ele e assegurar a condenação daquele que cometeu os factos".

JYDN/JOP // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.