Sociedade Portuguesa de Autores defende que "devemos dar a ler os nossos poetas"

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 mar (Lusa) -- A mensagem do Dia Mundial da Poesia da Sociedade Portuguesa de Autores defende que "devemos dar a ler, nomeadamente na escola, os nossos poetas, ensinar, com rigor e entusiasmo, textos de quantos, inquirindo a linguagem, exaltaram o Homem e a vida".

"Tudo isto porque é contra o Homem e a vida que a teologia financeiro-político-bancária tem agido, seja em Portugal, seja na Europa da oligarquia burocrática", argumenta o poeta e crítico literário António Carlos Cortez, autor da mensagem da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

O Dia Mundial da Poesia é celebrado na sexta-feira, estando previstas diferentes iniciativas, nomeadamente a apresentação, na sede da SPA, em Lisboa, às 18:30, da antologia poética "Cintilações da Sombra 2", coordenada por Victor Oliveira Mateus.

Na mensagem, Cortez sublinha que, "no fundo, celebrar o Dia da Poesia é celebrar a dignidade com que, por meio da arte, celebramos 'a fiel dedicação à honra de estar vivo', para lembrar Jorge de Sena".

"E não, não se veja aqui qualquer espécie de serôdio romantismo ou de crença num qualquer poder xamanístico reservado ao poeta. A poesia, é certo, continuará sendo o reduto de poucos. E o poeta alguém que, apaixonado pela linguagem, procura responder à ditadura da palavra prática", esclarece.

"A poesia é, por tudo isto, um irrevogável: é fiel ao facto de ser linguagem -- linguagem que sabe dizer não quando se atravessa o deserto de um mundo pautado pela lei do dar o dito por não dito. É irrevogável, a poesia. E sabe bem o que isso quer dizer", remata.

"Julgo que neste tempo em que, de novo, as palavras parecem perder o seu sentido -- à custa de tantas ideias ínvias -- é urgente lembrar que o poema é trabalho de palavras", afirma o poeta para, em seguida, afirmar que "o poema é um exercício que concilia reflexão, ponderação, fidelidade ao que as palavras, na sua radicalidade, significam".

"Neste Dia Mundial da Poesia, é esta a mensagem que gostaria de vos enviar, deixando claro que o ato de escrever poesia não pode ser realizado levianamente, pois um poema, em chegando ao leitor, pode ser potenciador da imaginação ou, por ser pobre, um mero desfiar de ideias sem consequência".

"É contra essa inconsequência do ato de fazer poesia que o poeta consciente do seu trabalho se deve insurgir", declara.

Para o poeta, "neste tempo de novas indigências, a responsabilidade poética relaciona-se, portanto, com a importância que devemos voltar a dar à imaginação por meio da palavra. E, nesse sentido, a poesia não pode ser, também ela, uma outra forma de discurso banal, a fingir marginalidade para se dar ares de arte pobre".

"Essa hipocrisia é ainda uma forma de pretensão", acusa o poeta.

"Neste Dia Mundial da Poesia convém dar a saber que uma poesia que banaliza a própria linguagem é outra coisa, mas não é poesia. Se não surpreende quem lê, não é poesia. Se não faz irromper o estranhamento, não é poesia. Podendo ser simples, devendo rejeitar a grandiloquência, a linguagem poética deve ter temperatura, uma significação que dê ao leitor a possibilidade de estremecimento", atesta.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".