Cinco movimentos cívicos do Minho manifestam-se hoje em Viana do Castelo contra lítio

| Norte
Porto Canal com Lusa

Cinco movimentos cívicos do Minho promovem hoje, em Viana do Castelo, uma manifestação "pacífica" de contestação "aos projetos de mineração que o Governo tenciona lançar", disse à Lusa fonte da organização.

Atualizado 16-02-2020 12:07

O protesto, com início marcado para as 09:00, que visa "exigir ao Governo respeito pelos cidadãos", é organizado pelo movimento SOS Serra d'Arga, Corema - Associação de Defesa do Património/Movimento de Defesa do Ambiente e Património do Alto Minho, SOS Terras do Cávado, SOS Serra da Cabreira e Em Defesa da Serra da Peneda Soajo.

Segundo o porta-voz do movimento cívico SOS Serra d'Arga, no distrito de Viana do Castelo, Carlos Seixas, a "concentração começa às 09:00 junto ao edifício da Agência Portuguesa do Ambiente - Administração de Região Hidrográfica Norte, situado junto à pousada da juventude e Ponte Eiffel".

A iniciativa prevê ainda uma "marcha, ao longo da frente ribeirinha de Viana do Castelo até ao centro da cidade, como forma de sensibilização da população".

"Queremos dizer que na Serra d'Arga não se fará nem um furo. Queremos dizer que este projeto de mineração não serve. Que o desenvolvimento local não se faz desta forma", afirmou Carlos Seixas.

A Serra d'Arga, no distrito de Viana do Castelo, abrange uma área de 10 mil hectares, dos quais 4.280 se encontram classificados como Sítio de Importância Comunitária.

O Governo quer criar em 2020 um 'cluster' do lítio e da indústria das baterias e vai lançar um concurso público para atribuição de direitos de prospeção de lítio em nove áreas do país.

Para além dos dois contratos já anunciados em Montalegre e Boticas, serão abrangidas as áreas de Serra d'Arga, Barro/Alvão, Seixo/Vieira, Almendra, Barca Dalva/Canhão, Argemela, Guarda, Segura e Maçoeira.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.