CGTP: Conselho Nacional foi eleito com 94,4% dos votos

| Economia
Porto Canal com Lusa

(CORREÇÃO DO 2.º PARÁGRAFO) Seixal, Setúbal, 14 fev 2020 (Lusa) - O Conselho Nacional da CGTP, composto por 147 dirigentes, foi hoje eleito com 596 votos a favor, no final do primeiro dia do XIV congresso da central sindical.

Dos 691 delegados ao congresso que podiam votar, exerceram esse direito 662 (95,3%). (CORRIGE O NÚMERO DE DELEGADOS QUE PODIAM VOTAR E O DOS QUE EXERCERAM O DIREITO, 691 e 662, RESPETIVAMENTE, E NÃO O CONTRÁRIO)

Dos votos expressos, 596 foram favoráveis à lista A (94,4%), a única candidata, 25 foram brancos e 10 foram nulos.

Dos 147 dirigentes eleitos, 55 integram este órgão pela primeira vez e reforçam a presença das mulheres e dos jovens até aos 35 anos.

Esta é uma das maiores renovações do Conselho Nacional desde a criação da CGTP, há 50 anos.

O Conselho Nacional vai reunir-se pela primeira vez de imediato, para eleger a Comissão Executiva, com 29 elementos, e de seguida para eleger o secretário-geral.

Isabel Camarinha, militante comunista, foi proposta para o cargo pelo atual executivo da central, mas será a nova comissão executiva que a irá eleger, em princípio, dado que os comunistas representam cerca de dois terços dos dirigentes da CGTP.

O socialista Fernando Gomes também se vai propor para secretário-geral, mas não terá hipótese de ser eleito dado que os socialistas são apenas cinco dos elementos da comissão executiva.

RRA // SR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.