Movimento cívico de Viana do Castelo demarca-se de petição contra pórtico na A28

| Norte
Porto Canal com Lusa

Um movimento cívico de Viana do Castelo demarcou-se, esta sexta-feira, da petição pela eliminação do pórtico de Neiva da Autoestrada 28 (A28) por propor a compensação da perda daquela receita com o aumento da portagem em Vila do Conde.

Atualizado 15-02-2020 14:42

Em causa está a petição da Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), estrutura que representa cerca de 5.000 empresas do distrito de Viana do Castelo, que reclama a eliminação do pórtico de Neiva da Autoestrada 28 (A28).

O documento, com mais de sete mil assinaturas e entregue em 2017 no parlamento, foi discutido em plenário na quinta-feira.

O pórtico de Neiva da A28, antiga SCUT (Sem Custos para o Utilizador) que liga Viana do Castelo ao Porto, está situado à entrada de uma zona industrial da capital do Alto Minho e que é considerado "entrave" à atividade empresarial da região.

O movimento "Naturalmente Não às Portagens na A28" considera "insensato evocar que a perda de receita provocada pela eliminação do referido pórtico deva ser compensada com o aumento de 0,25 euros na portagem do pórtico de Modivas, em Vila do Conde", no distrito do Porto.

"Em circunstância alguma podemos aceitar uma proposta que quer o melhor para o nosso território à custa do pior do território nosso vizinho. Pois, é isso que esta petição pede", sustenta o movimento cívico.

Na nota, o movimento garante que continuará a "associar-se, naturalmente, a todos os esforços que tenham por objetivo a mitigação dos danos e custos que os utentes, cidadãos anónimos e empresas têm suportado injustamente nesta via - A28, que não tem qualquer via alternativa".

"Continuamos a manifestar-nos contra esta injustiça e ataque aos cidadãos e empresas deste território de Viana do Castelo e Alto Minho, apelando, assim, que considerem a reavaliação do modelo de portagens para introduzir uma maior justiça e coesão territorial e em particular nesta zona fronteiriça com Espanha com uma maior interdependência de atividades, nomeadamente no turismo, evitando a precipitação para níveis ainda maiores de desequilíbrios desta região do Alto Minho", refere a nota.

Na terça-feira, em declarações à Lusa, o presidente da CEVAL, Luís Ceia, disse que a eliminação daquele pórtico garantirá "equidade" no acesso aos distritos de Viana do Castelo e do Porto.

"A eliminação do pórtico reduzirá o custo da viagem, em portagens, do itinerário entre Viana do Castelo e o Porto, e vice-versa, em 0,65 euros para veículos da Classe 1 e em 1,25 euros para veículos da Classe 2, indo até ao encontro da perspetiva do Governo de baixar o custo das portagens nos territórios do interior", sustentou.

Luís Ceia defendeu ainda, "sem redução de receitas das portagens na ligação entre Viana do Castelo e o Porto, a correção dos valores no pórtico de Modivas, em Vila do Conde", considerando que a medida "contribuirá para uma maior utilização do metro do Porto".

"Bastará um aumento de 0,25 euros no valor do pórtico de Modivas para garantir a perda de receita pela eliminação do pórtico do Neiva, que, atualmente, se traduz numa receita mensal de 350 mil euros", referiu, baseando-se nos dados do estudo que acompanha a petição da CEVAL.

Segundo Luís Ceia, "se o valor for corrigido conduzirá à redução do número de veículos nas entradas e saídas do Porto, mais um passo para a descarbonização da cidade e para a diminuição do tempo da travessia da cidade para quem viaja do Alto Minho e Galiza para o sul e vice-versa".

Uma recomendação do Bloco de Esquerda ao Governo para a abolição do pagamento de portagens naquela autoestrada vai ser hoje votada no parlamento.

O projeto de resolução do Bloco de Esquerda (BE) reclama a "abolição imediata da cobrança de taxas de portagem em toda a extensão da A28".

No dia 02 de fevereiro, onze deputados do PSD, três dos quais eleitos pelo Alto Minho, também apresentaram um projeto de resolução que recomenda ao Governo a eliminação do pórtico de Neiva.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.