Info

PIB supera estimativa do Governo e cresce 2,0% em 2019

PIB supera estimativa do Governo e cresce 2,0% em 2019
| Economia
Porto Canal com Lusa

A economia portuguesa cresceu 2,0% em 2019, uma décima acima do estimado pelo Governo, de acordo com a divulgação dos números do Produto Interno Bruto (PIB) hoje feita pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, no quarto trimestre de 2019 o PIB nacional cresceu 2,2% em termos homólogos (comparação com o mesmo período de 2018) e 0,6% em cadeia (relativamente ao terceiro trimestre de 2019).

Os números hoje divulgados pelo INE superam em uma décima os estimados pelo Governo, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Conselho das Finanças Públicas, mas estão em linha com a previsão do Banco de Portugal e da Comissão Europeia.

+ notícias: Economia

Covid-19: Ministro da Economia aponta para um milhão de trabalhadores em 'lay-off'

O Ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira trabalha, há duas semanas, com um cenário que aponta para um milhão de trabalhadores no regime de 'lay-off'. Em entrevista a Paulo Baldaia no programa Gente que Conta, Pedro Siza Vieira, deu ainda conta de que não sabe se o Governo vai poder manter a promessa de aumentos salariais de 1% na função pública, no próximo ano.

Covid-19: Produtores com prejuízo e dificuldade em vender leitões depois de queda brusca nas encomendas

A suinicultura também já sente os efeitos negativos da pandemia de Covid 19. Com a diminuição brusca da procura, os restaurantes encerraram e cancelaram as encomendas de leitão.

Covid-19: Setor da pesca artesanal pede apoios devido à quebra de procura

O setor da pesca artesanal pediu apoios para a paragem temporária forçada pelo novo coronavírus. A quebra na procura e no preço em lota são as grandes preocupações dos mestres e tripulações.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.