Plataforma 'online' com 5.000 artigos de 30 marcas nacionais já atrai mercado externo

| Economia
Porto Canal / Agências

Oliveira de Azeméis, 20 mar (lusa) - O mercado internacional já está a procurar a nova plataforma 'online' que reúne mais de 5.000 produtos de 30 fabricantes portugueses da indústria e da construção, com a indicação de preços finais e transporte para qualquer país.

Este catálogo envolveu um investimento na ordem dos 70.000 euros por parte da Cobermaster, "a única empresa no mundo a fabricar gradil tridimensional", e ficou disponível na Internet no início deste ano, tendo já atraído clientes de Espanha, França, Malásia e Uganda.

"Isso é um ótimo sinal, considerando que a plataforma arrancou apenas em português e que a versão inglesa só deverá ficar pronta no final de março", declarou à Lusa Frederico Albergaria, diretor da empresa de Oliveira de Azeméis.

"Aliás, o projeto foi pensado especialmente para o mercado nacional, para acabar com o argumento das empresas que dizem que compram à China porque não conseguem encontrar cá o que procuram", realçou.

Na prática, a plataforma funciona "como uma central de compras", em que os artigos de 30 fabricantes nacionais, mesmo que concorrentes entre si, estão reunidos numa única loja 'online', de oferta "mais completa e abrangente".

À Cobermaster cabe "coordenar o processo do início ao fim", o que passa por registar o pedido dos clientes, fazer a respetiva encomenda às restantes 29 marcas e despachar depois o produto por via postal. "O trabalho tem que ser coordenado por uma entidade só ou isto nunca funcionaria", assegurou o diretor da empresa.

O projeto demorou cerca de dois anos a ser concluído e resulta agora no que Frederico Albergaria define como "a maior plataforma de soluções nacionais de indústria e construção civil", cujo objetivo principal é "facilitar a vida ao decisor de compras".

"Com 5.000 produtos disponíveis no mesmo sítio, o cliente pode escolher de uma só vez vestuário e calçado de segurança, contentores de transporte e reciclagem, ferramentas, sinalética e uma série de outras coisas que interessam à sua atividade e mesmo à de empresas de escritórios", explicou.

Essa estratégia de agilização obedece a três prioridades: "dar resposta imediata ao interessado, não obrigar a quantidades mínimas de compra e indicar logo os preços finais do produto, com um valor para compras unitárias e outro para pedidos em maior quantidade".

Da oferta global da plataforma Cobermaster, 80% destina-se à indústria e 20% à construção. O critério de seleção dos fabricantes representados no catálogo foi a sua oferta de produtos homologados e "made in" Portugal.

O projeto envolve ainda uma política de responsabilidade social, pelo que 1% de todas as vendas 'online' revertem para 10 instituições de solidariedade.

AYC // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alteraçõoes nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.