Euro cai para mínimos de abril de 2017 face ao dólar

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 fev 2020 (Lusa) - O euro caiu hoje face ao dólar para o valor mais baixo desde abril de 2017, depois de também ter descido em relação à libra, na sequência da demissão do ministro das Finanças britânico.

Às 18:00 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,0843 dólares, quando na quarta-feira quase à mesma hora negociava a 1,0879 dólares. O valor do euro oscilou entre 1,0834 e 1,0889 dólares.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou a taxa cambial de referência do euro em 1,0867 dólares.

Com as economias da Alemanha e da França a darem sinais de debilidade, os analistas preveem que o BCE mantenha uma política monetária expansiva durante bastante tempo.

A instabilidade política na Alemanha, após a demissão da líder da CDU, Annegret Kramp-Karrenbauer, apontada como a sucessora da atual chanceler Angela Merkel, também tem pressionado o euro, uma vez que pode ter consequências no governo de coligação alemão, segundo alguns analistas do mercado de divisas citados pela Efe.

A procura de ativos seguros, como o dólar, o iene e o franco suíço, aumentou depois de ter sido divulgado que aumentou o número de vítimas do coronavírus na China, com mais de 15 mil novos infetados e de 254 mortos num só dia.

O euro também caiu em relação à libra, após a demissão de Sajid Javid como ministro das Finanças do Reino Unido, sendo substituído por Rishi Sunak.

Divisas................hoje.............quarta-feira

Euro/dólar............1,0843................. 1,0879

Euro/libra...........0,83041................ 0,83903

Euro/iene.............119,01................. 119,70

Dólar/iene............109,76................. 110,03

EO // JNM

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.