Partido Livre legalizado a tempo de concorrer às eleições europeias

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 mar (Lusa) - O recém-formado Partido Livre (PL) foi hoje notificado pelo Tribunal Constitucional (TC) da sua legalização, a tempo de concorrer já às eleições europeias, convocadas quarta-feira pelo Presidente da República para 25 de maio, segundo comunicado do partido.

"O Livre recebeu hoje notificação por parte do TC, confirmando a sua legalização como o mais recente partido político português", lê-se no texto intitulado "a Primavera começa hoje".

A nova força política, cujo rosto mais conhecido é o do historiador Rui Tavares, eurodeputado eleito como independente pelo Bloco de Esquerda, mas entretanto incompatibilizado com os bloquistas, terá agora cerca de um mês, tal como as restantes, para apresentar a respetiva lista concorrente ao Parlamento Europeu junto do TC.

O texto expressa "grande satisfação" pela "notícia" da "criação deste espaço de liberdade, da esquerda, da Europa e da ecologia", uma "vontade cívica partilhada por milhares de pessoas", adiantando que a nova força política, "enquanto partido", terá como "referentes os valores da Constituição da República Portuguesa".

"É com orgulho que encaramos o acórdão do TC, - e com humildade, pela responsabilidade de a partir de agora contribuirmos como partido para o reforço da democracia portuguesa e europeia", afirmam os responsáveis.

No início de fevereiro, membros do Livre tinham entregado 9.111 assinaturas no Palácio Ratton com vista à sua legalização, para lá das 7.500 exigidas por lei.

HPG // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.