MP acusa familiares de aluno do Lagarteiro no Porto por agredir professora

| Norte
Porto Canal com Lusa

O Ministério Público (MP) acusou três familiares de um aluno da Escola Básica do Lagarteiro, no Porto, pela agressão a uma professora de Educação Física, em maio de 2018, anunciou hoje a Procuradoria Distrital.

A professora foi agredida por repreender um aluno de 8 anos e o despacho de acusação do MP agora conhecido associa aos crimes um casal (tios do menor) e uma avó da criança.

Outro professor que tentou socorrer a colega foi igualmente agredido e funcionários da escola acabaram ameaçados por um quarto familiar da criança, um avô, igualmente arguido no processo, segundo a acusação.

O MP considerou indiciado que os tios e a avó do aluno decidiram "tirar desforço de uma professora de educação física do referido aluno, a pretexto de esta o ter repreendido", afirma a Procuradoria Distrital, numa síntese da acusação.

Na concretização dessa decisão, pelas 17:00 de 08 de maio de 2018, "galgaram o gradeamento que delimita o recinto da dita escola, passando para o interior deste. Aí, abordaram a dita professora e bateram-lhe, tendo uma das arguidas batido também num outro professor que acorreu a socorrer a sua colega". Tudo enquanto insultavam a vítima.

Os tios e a avó da criança estão acusados pela prática dos crimes de introdução em local vedado ao público, ofensa à integridade física qualificada e injúria agravada.

Já o avô do menor está acusado por ameaça agravada uma vez que, um dia após os factos, "proferiu dizeres ameaçadores dirigidos a trabalhadoras da escola", junto ao gradeamento do estabelecimento de ensino.

Registos policiais da altura dos factos indicam que a docente, de 30 anos, terá sido agredida no interior do estabelecimento de ensino a socos e pontapés. Foi transportada para o Hospital de Santo António, no Porto, com lesões na cabeça.

"Nada justifica ou desculpabiliza a agressão a um professor, uma experiência traumática e difícil de ultrapassar", reagiu na ocasião o Sindicato dos Professores do Norte, dizendo esperar que os agressores "sejam criminalmente e exemplarmente punidos".

Os factos levaram também dezenas de professores a manifestarem-se à porta da Escola Secundária do Cerco, no Porto, sede do agrupamento a que pertence a escola, repudiando as agressões e apelando ao reforço do número de funcionários das escolas.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.