Unicer quer produção local de malte para projeto em Angola

| Economia
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 20 mar (Lusa) -- O projeto da Unicer em Angola, que mantém o objetivo de iniciar a produção em 2016, será acompanhado -- "idealmente" -- pelo abastecimento local de malte, afirmou hoje o presidente executivo da empresa.

Em declarações à Lusa na sequência da apresentação dos resultados de 2013 da Unicer, o presidente executivo, João Abecasis, disse que a iniciativa em Angola "não se trata meramente da construção de uma fábrica de cerveja, é um projeto de fileira, vai muito para além da construção da fábrica".

"É importante pensar como é que vamos abastecer de malte a fábrica. E idealmente será com produção local e isso implicará outro tipo de investimentos", disse João Abecasis, que destacou que a Unicer tem vindo a ser contactada por "entidades financeiras internacionais muitíssimo reputadas" que ganharam novo interesse no país ao aperceberem-se de projetos "para além do setor dos petróleos".

João Abecasis sublinhou que pode acontecer em Angola uma situação semelhante à parceria detida na Maltibérica para abastecimento do centro de produção de Leça do Balio.

Em maio do ano passado, o então presidente da comissão executiva da Unicer, António Pires de Lima, afirmou esperar que o projeto industrial da cervejeira em Angola arrancasse ainda em 2013.

João Abecasis reconheceu que o projeto esteve "muito estagnado até agosto do ano passado", mas que se tem vindo a intensificar em diversas áreas, estando o sindicato bancário "muito próximo" de estar concluído.

"Se me perguntar se estou contente com o ritmo a que estamos a avançar, gostaria que estivéssemos a avançar mais rápido", disse o responsável da empresa.

TDI//CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.