Tuk Boleias transportou mais de 100 mil pessoas desde 2015 na íngreme rampa de acesso ao Hospital de Matosinhos

Tuk Boleias transportou mais de 100 mil pessoas desde 2015 na íngreme rampa de acesso ao Hospital de Matosinhos
| Norte
Porto Canal com Lusa

O serviço Tuk Boleias, de transporte gratuito de doentes entre a entrada exterior e a receção do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, transportou mais de 100 mil pessoas em quatro anos, anunciou hoje à Lusa o vereador dos Transportes.

"É uma pequena medida que faz uma grande diferença na vida de muitas pessoas, sobretudo das mais idosas e com menos saúde", disse José Pedro Rodrigues.

O Tuk Boleias tem seis lugares e é um projeto da Câmara Municipal de Matosinhos, no distrito do Porto, e do Hospital Pedro Hispano, que arrancou a 23 de novembro de 2015 de forma experimental, tendo depois sido prolongado até então, com o objetivo de resolver queixas diárias de utentes que têm dificuldades em fazer a pé a subida íngreme da rampa de acesso à unidade de saúde.

O custo de funcionamento é de 28.750 euros anuais, investimento assegurado e dividido, de forma igual, entre a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) e a autarquia.

Realçando o "importante" serviço que o Tuk Boleias tem prestado à comunidade, o vereador da CDU frisou que este faz "a diferença" na vida das pessoas.

Durante quase 20 anos, os utentes desta unidade de saúde tiveram de passar pelo "martírio" de subir a "íngreme" entrada do hospital em condições muito debilitadas, na sua grande maioria, sublinhou.

José Pedro Rodrigues, que também assume o pelouro da Proteção Civil, realçou ainda a postura "humana e solidária" do motorista do veículo que, diariamente, "também faz a diferença na vida de quem tem de frequentar este local".

O Tuk Boleias começou por ser provisório até existir uma solução definitiva.

+ notícias: Norte

“O Chega excede-se em alguns comentários”. O que diz a opinião pública sobre o cancelamento do partido

O Facebook restringiu algumas ações da página do partido Chega para os próximo 10 anos, uma ação que foi motivada pelo desrespeito pelos padrões de comunidade, informação confirmada por um comunicado do partido a qual o Porto Canal teve acesso.

Interrompido terceiro dia de buscas por corpo de rapaz desaparecido em Gaia

As buscas pelo rapaz de 16 anos que desapareceu na tarde de sexta-feira na praia de Salgueiros, em Vila Nova de Gaia, foram interrompidas pelas 20h14, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da capitania do Douro.

Vai nascer uma “vila dentro da cidade” de Matosinhos

Está em discussão pública um projeto imobiliário da Mota-Engil que contempla a urbanização de 27 hectares entre Perafita e Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos. O projeto de nome “OPO City” está, de acordo com o Jornal de Notícias, em discussão pública até oito de maio e contempla terrenos circunscritos a uma área composta pela Avenida Vasco Graça Moura, a Avenida Arquitecto Fernando Távora, a Rua Tir e a Estrada Nacional n.º 107.