ESPECIAL CANDIDATURAS
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS
Projeto Parceria
Porto Canal
Info

Tuk Boleias transportou mais de 100 mil pessoas desde 2015 na íngreme rampa de acesso ao Hospital de Matosinhos

Tuk Boleias transportou mais de 100 mil pessoas desde 2015 na íngreme rampa de acesso ao Hospital de Matosinhos
| Norte
Porto Canal com Lusa

O serviço Tuk Boleias, de transporte gratuito de doentes entre a entrada exterior e a receção do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, transportou mais de 100 mil pessoas em quatro anos, anunciou hoje à Lusa o vereador dos Transportes.

"É uma pequena medida que faz uma grande diferença na vida de muitas pessoas, sobretudo das mais idosas e com menos saúde", disse José Pedro Rodrigues.

O Tuk Boleias tem seis lugares e é um projeto da Câmara Municipal de Matosinhos, no distrito do Porto, e do Hospital Pedro Hispano, que arrancou a 23 de novembro de 2015 de forma experimental, tendo depois sido prolongado até então, com o objetivo de resolver queixas diárias de utentes que têm dificuldades em fazer a pé a subida íngreme da rampa de acesso à unidade de saúde.

O custo de funcionamento é de 28.750 euros anuais, investimento assegurado e dividido, de forma igual, entre a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) e a autarquia.

Realçando o "importante" serviço que o Tuk Boleias tem prestado à comunidade, o vereador da CDU frisou que este faz "a diferença" na vida das pessoas.

Durante quase 20 anos, os utentes desta unidade de saúde tiveram de passar pelo "martírio" de subir a "íngreme" entrada do hospital em condições muito debilitadas, na sua grande maioria, sublinhou.

José Pedro Rodrigues, que também assume o pelouro da Proteção Civil, realçou ainda a postura "humana e solidária" do motorista do veículo que, diariamente, "também faz a diferença na vida de quem tem de frequentar este local".

O Tuk Boleias começou por ser provisório até existir uma solução definitiva.

+ notícias: Norte

PSP desmantela em Viana do Castelo rede de tráfico de droga com ramificações no Porto

A PSP desmantelou hoje em Viana do Castelo uma rede "organizada" de tráfico de droga com ramificações no Porto, detendo oito homens, no âmbito da operação "Aves Noturnas", após nove meses de investigação.

Camião a arder na A28 e corta parcialmente a via na Póvoa de Varzim

Um camião transportando ração para gado incendiou-se hoje na Autoestrada 28 (A28), no sentido Viana do Castelo/Porto, provocando o corte parcial da via na Póvoa de Varzim, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

Mulher de 84 anos sequestrada e assaltada em residência de Gondomar

Uma mulher de 84 anos foi hoje sequestrada durante várias horas na sua residência em Fânzeres, Gondomar, no distrito do Porto, por um grupo de assaltantes, disse uma fonte policial.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.