INE confirma subida homóloga de 0,8% dos preços em janeiro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 12 fev 2020 (Lusa) -- A taxa de inflação homóloga foi de 0,8% em janeiro, superior em 0,4 pontos percentuais à registada em dezembro de 2019, confirmou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

"Com arredondamento a uma casa decimal, esta taxa coincide com o valor da estimativa rápida divulgada em 31 de janeiro", refere o INE.

A inflação subjacente (que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos) registou em janeiro uma variação homóloga de 0,4%, valor idêntico ao registado em dezembro de 2019.

A variação mensal do IPC foi de -0,8% (-0,1% no mês precedente e -1,2% em janeiro de 2019) e a variação média dos últimos 12 meses foi 0,4%, valor superior em 0,1 pontos percentuais ao registado no mês anterior.

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 0,8%, taxa superior em 0,4 pontos percentuais à do mês anterior e inferior em 0,6 pontos percentuais à estimativa do Eurostat para a área do Euro (em dezembro de 2019, esta diferença foi de 0,9 pontos percentuais).

Segundo o INE, o IHPC registou uma variação mensal de -0,8% (-0,3% no mês anterior e -1,3% em janeiro de 2019) e uma variação média dos últimos 12 meses de 0,3% (valor idêntico ao registado no mês precedente).

Na sua análise à variação homóloga do IPC em janeiro, o instituto nota que o agregado relativo aos produtos alimentares não transformados registou uma subida homóloga de 1,9% (1,2% em dezembro), enquanto o índice referente aos produtos energéticos apresentou uma taxa de variação de 3,2% (nula no mês anterior).

Por classes de despesa e face ao mês precedente, destaca os aumentos da taxa de variação homóloga das classes dos 'transportes', da 'habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis' e das 'bebidas alcoólicas e tabaco', com variações de 3,0%, 1,1% e 2,0%, respetivamente (1,8%, 0,0% e 0,9% no mês anterior).

Em sentido oposto, assinala a redução da taxa de variação homóloga da classe do 'lazer, recreação e cultura', com uma variação de -1,3% (0,7% em dezembro).

Nas classes com contribuições positivas para a variação homóloga do IPC, o INE salienta a dos 'transportes', enquanto nas classes com contribuições negativas destaca a das 'comunicações', do 'vestuário e calçado' e do 'lazer, recreação e cultura'.

Comparando com o mês precedente, o INE aponta os aumentos das contribuições para a variação homóloga do IPC da classe dos 'transportes', dos 'bens alimentares e bebidas não alcoólicas' e da 'habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis'.

Em sentido contrário, destaca a classe do 'lazer, recreação e cultura'.

PD // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.