Teatro Carlos Alberto no Porto recebe 'performer' italiana Silvia Calderoni

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 12 fev 2020 (Lusa) -- A italiana Silvia Calderoni apresenta, na sexta-feira e no sábado, no Teatro Carlos Alberto, no Porto, uma "performance-monstra" que foge aos preconceitos "de género e de narrativa", intitulada "MDLSX", funcionando como pista de dança, frente a um DJ.

A performance parte de dramaturgia criada por Calderoni e Daniela Nicolò, que, por sua vez, trabalhou a encenação com Enrico Casagrande, responsável pelo trabalho sonoro em torno de "uma simbiose de várias inspirações, evocações literárias e ainda fragmentos autobiográficos", como se apresenta.

"Num formato que transporta o público para um 'set' de DJ/VJ, e com a presença andrógina de Silvia Calderoni, 'MDLSX' é um mecanismo sonoro explosivo que explora temas que vão desde a transformação, a fusão de géneros, ao ser-se outro que não os limites do corpo, da cor da pele ou dos órgãos sexuais", pode ler-se na apresentação do espetáculo.

A folha de sala inclui uma citação de Paul B. Preciado, no livro "O feminismo não é um humanismo", uma das inspirações para a dramaturgia, referindo-se à "mudança necessária" como "tão profunda que é impossível dizê-la". "Tão profunda que se diz inimaginável. Mas o impossível tem de ocorrer. E o impensável é esperado...", pode ler-se.

Casagrande e Nicolò formam a companhia italiana Motus, fundada em Rimini em 1991, e têm tido, desde 2006, em Calderoni, a principal intérprete de peças que vivem digressões internacionais, tendo recebido, entre outras distinções, três prémios UBU.

O grupo chama a este trabalho uma "performance-monstra" pela combinação entre ficção e autobiografia, combinando autores como Judith Butler, Donna Haraway ou Paul B. Preciado, entre outros marcos da literatura 'queer', além do uso de vídeos caseiros e da música, que vai de Vampire Weekend a Talking Heads, Dresden Dolls e The Smiths.

Estreado em 2015, "MDLSX", definido como "um hino à liberdade de tornar-se outro e ser-se outro", deu azo a uma série que reflete sobre barreiras de identidade, conceitos de rebelião e "suspensão da vontade", aponta a Motus, que lhe deu seguimento com "Raffiche" (2016) e "Uber Raffiche" (2017).

Em 2018, esta performance passou pela Culturgest, em Lisboa, e a companhia Motus já se tinha apresentado em Portugal há quase uma década, em 2011, então integrados na programação do festival Escrita na Paisagem, em Évora.

"MDLSX" é apresentado no Teatro Carlos Alberto na sexta-feira, pelas 21:00, e, no sábado, pelas 19:00, em língua italiana e legendagem para português, estando indicado para maiores de 16 anos.

SIF // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.