Acordo sobre resolução bancária é vitória sobre pessimismo - Durão Barroso

| Política
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 20 mar (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, afirmou hoje que o acordo entre o Parlamento Europeu e o Conselho de Ministros da União Europeia (UE) sobre a resolução bancária é vitória da persistência contra o pessimismo.

"O acordo mostra que com persistência podemos ultrapassar o habitual pessimismo", disse José Manuel Durão Barroso, numa conferência de imprensa, em Bruxelas.

O líder do executivo comunitário salientou ainda que com o acordo sobre o mecanismo único de resolução bancária é agora possível concluir a união bancária.

"Cumprimos a promessa de chegar a acordo antes das eleições europeias", salientou.

O acordo permite que os mercados financeiros sejam estabilizados, o que contribui para a recuperação da economia da UE.

Por seu lado, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, salientou que o mecanismo é "um elemento chave para combater a crise económica e a fragmentação financeira".

A eurodeputada socialista Elisa Ferreira foi a responsável pela defesa do posicionamento do Parlamento Europeu nas negociações do mecanismo único de resolução bancária, um papel que mereceu os elogios do presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

Numa declaração à Agência Lusa, Martin Schulz comentou que Elisa Ferreira, responsável pela posição do Parlamento nas negociações com o Conselho (Estados-membros) sobre o mecanismo de resolução bancária, o segundo pilar da união bancária, "demonstrou uma enorme competência, liderança e capacidade de fazer avançar as negociações".

IG/ACC// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.