Novo mecanismo resolução de bancos protege contribuintes, Elisa Ferreira

| Política
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 20 mar (Lusa) - A eurodeputada Elisa Ferreira, responsável pela posição do Parlamento Europeu nas negociações sobre a resolução de bancos em dificuldades, manifestou-se hoje satisfeita com o compromisso alcançado em torno de um mecanismo "poderoso", que protegerá os contribuintes.

Em declarações à imprensa após uma longa maratona negocial - a última reunião começou às 15:00 de quarta-feira e terminou hoje cerca das 07:15 locais -, a deputada do PS comentou que o acordo com o Conselho (Estados-membros) acautela aquelas que eram as principais preocupações do Parlamento, ao conceber um mecanismo que operará de forma profissional, acima dos meros interesses dos Estados-membros, protegendo os contribuintes.

"No fundo, (o acordo) garante que, quando há um banco que tem problemas, não são os contribuintes que são chamados a gastar o dinheiro para salvar o banco, que de facto há um mecanismo europeu que, organizadamente, os resolve, digamos assim, e que nesse processo há uma hierarquia de perdas, que começa pelos donos dos bancos e vai por uma sequência de credores dos bancos", apontou.

Elisa Ferreira sublinhou que "não faria sentido" que houvesse "uma supervisão forte, como vai ser a do Banco Central Europeu", mas depois, um banco que fosse considerado inviável "fosse atirado para as mãos de um país - o país de onde é originário - quando toda a supervisão, toda a regulação acabou por ser feita a nível europeu".

"Era preciso criar um instrumento também poderoso que fosse capaz de, organizadamente e profissionalmente, fazer as operações necessárias para evitar que uma falência desorganizada de um banco crie um problema como criou o Lehman Brothers e (problemas) como depois nós tentámos todos evitar, e fizemos isso no passado envolvendo os contribuintes, que não devem ser chamados para este tipo de fins, em vez de envolvermos no processo de resolução os donos dos bancos e os seus credores. E é essa a nova regra que vai passar a imperar na Europa", sublinhou.

A eurodeputada sublinhou também o papel desempenhado pelo Parlamento nas negociações para que "houvesse o máximo de separação entre um processo tem que ser técnico, credível e operacional, e a tendência que os Estados têm para interferir politicamente e alterar as condições quando os seus bancos estão em causa".

"Não vamos ter em relação aos bancos o mesmo sistema que nós notamos no processo de gestão da dívida soberana, isto é, que são os países mais poderosos a dizer o que é que acontece aos bancos dos países mais frágeis", disse, apontando que haverá antes lugar a "uma decisão profissional, com base em regras comuns", e que complementará assim "uma supervisão também europeia".

ACC// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".