Autarcas e empresários do Tâmega e Sousa inauguram centro de negócios na China

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 20 mar (Lusa) - Empresários e autarcas da região do Tâmega e Sousa inauguraram hoje em Zhengzhou, capital da província chinesa de Henan, um escritório de representação para potenciar os negócios entre os dois países.

Inácio Ribeiro, autarca de Felgueiras e vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, adiantou à Lusa que a inauguração contou com a participação de empresários e representantes da administração daquela região chinesa.

"Hoje foi um dia muito importante para o Tâmega e Sousa e fomos muito bem recebidos", disse o edil.

A comitiva portuguesa, que se encontra naquele país asiático desde segunda-feira, integra também representantes do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Inácio Ribeiro disse estarem agora reunidas as condições para promover e dinamizar as relações de cooperação com a China, sobretudo na área económica.

"Queremos aproveitar todas as sinergias que se possam criar", assinalou.

O edil disse estar a observar um grande interesse dos empresários locais por tudo quanto a região do Tâmega e Sousa produz, destacando-se o setor do calçado.

"A China é um grande mercado, com um potencial enorme, que os nossos empresários querem aprofundar", reforçou, acrescentando: "Temos vinho verde e excelentes produtos industriais que eles apreciam. A China é para nós um desafio enorme".

Na comitiva estão empresários de calçado, de Felgueiras, que vão participar num certame do setor que vai decorrer nos próximos dias em Xangai, o que, segundo o presidente da câmara, comprova a aposta do setor no mercado chinês.

De acordo com o edil, também há a expectativa de o centro de negócios hoje inaugurado, designado 'Casa de Portugal', poder funcionar como janela de oportunidades para os empresários chineses poderem investir em Portugal, sobretudo no Tâmega e Sousa, em diferentes setores de atividade, nomeadamente turismo e recuperação do património.

Também hoje, naquela cidade, foi celebrado um protocolo de Cooperação entre o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade de Zhengzhou, estabelecimento de ensino superior com mais de 100.000 alunos.

A comitiva portuguesa vai estar na China até segunda-feira.

No sábado, vai reunir-se com o embaixador de Portugal na China, Jorge Torres-Pereira, encontro agendado para a capital, Pequim.

APM // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.