Câmara do Porto admite tarifa diária de estacionamento para comerciantes da Foz

Câmara do Porto admite tarifa diária de estacionamento para comerciantes da Foz
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara do Porto admitiu, esta segunda-feira a criação de uma tarifa diária de estacionamento na zona da Foz, onde os moradores e comerciantes contestam a entrada em vigor de três mil lugares pagos.

A hipótese de uma tarifa diária foi colocada por um representante dos trabalhadores, que na reunião do executivo municipal pediu que a situação fosse ponderada.

A insatisfação face à medida que entrou em vigor no final do mês de janeiro está expressa num abaixo-assinado que conta já com 300 assinaturas e onde os subscritores exigem que lhes seja dada a possibilidade de obter uma avença de morador.

Os trabalhadores estão ainda abertos à possibilidade de ser definida uma avença diária, mensal ou anual para quem trabalha naquela zona, na impossibilidade de lhes ser atribuída uma avença equiparada à de morador.

Os trabalhadores salientam que os custos diários do estacionamento com que são confrontados são elevados face aos salários auferidos, e pedem a intervenção da autarquia.

Perante a impossibilidade de atribuição de avenças a comerciantes, a vereadora dos transportes, Cristina Pimental, explicou que houve o cuidado de colocar a tarifa mínima de 40 cêntimos e de criar zonas com o máximo de tempo permitido, ou seja, "até quatro horas".

"Podemos rever essa situação e tentar prolongar esse horário para o máximo possível, criando uma tarifa diária, como por exemplo tem a Asprela. Essa é uma possibilidade que está em cima da mesa", admitiu, salientando, contudo que a Foz tem das tarifas mais baixas.

O presidente da autarquia acrescentou que o se está a fazer na Foz é a construir parques de estacionamento, procurando o estacionamento "on street" seja para moradores residentes.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.