Congresso PSD: Rio quer mais fiscalização na saúde e fala em "relações comerciais menos transparentes"

| Política
Porto Canal com Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio, defendeu, este domingo, mais fiscalização no combate ao desperdício na saúde, sugerindo que existem "relações comerciais menos transparentes" neste setor.

Na sua intervenção de encerramento do 38.º Congresso do PSD, Rui Rio dedicou parte do seu discurso à saúde, onde reiterou a defesa da colaboração entre setores público, privado e social.

"Não se consegue perceber como é que o PS, seguindo a esquerda mais radical, confunde a árvore com a floresta e rejeita liminarmente qualquer colaboração através de parcerias público-privadas", afirmou, considerando que esta atitude não é sensata.

Para Rio, na área da saúde, "os portugueses dispensam quezílias ideológicas que, há muito, deviam ter sido ultrapassadas".

"O SNS necessita rapidamente de encontrar um rumo, o rumo que foi perdendo nestes últimos quatro anos", afirmou, defendendo "gestores mais competentes e menos ligados à lógica partidária".

Rio pediu, neste setor, "uma ministra que ouça e dialogue mais com os profissionais" para dar "um novo rumo ao SNS" e deixou um 'recado' sobre o setor, sem total concretização.

"Precisa de mais fiscalização no combate ao desperdício e, muito provavelmente, na deteção de relações comerciais menos transparentes nas aquisições de bens e serviços", disse.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.