PSD/Congresso: Luís Montenegro e Pinto Luz dos primeiros a votar para os órgãos nacionais

| Política
Porto Canal com Lusa

Viana do Castelo, 09 fev 2020 (Lusa)- Os candidatos derrotados nas diretas do PSD, Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz, foram hoje dos primeiros a votar para os órgãos nacionais do partido no último dia do 38º congresso que decorre em Viana do Castelo.

Antes da sessão de encerramento da reunião magna, os cerca de 950 delegados votam para os órgãos nacionais do partido entre as 09:00 e as 11:00. Ao todo são dez listas ao Conselho Nacional - mais duas que no último Congresso - e quatro à Jurisdição, órgãos eleitos através do método de Hondt.

Luís Montenegro foi dos primeiros a votar. Abandonou o centro cultural de Viana do Castelo, onde desde sexta-feira decorrem os trabalhos da reunião social-democrata, cerca das 09:18. Parco em declarações. Em declarações à Sic, afirmou "não valer a pena fazer drama sobre a fragmentação do PSD".

Sobre uma eventual candidatura às eleições autárquicas de 2021, Montenegro disse que "não é tempo para falar" sobre o assunto.

Miguel Pinto Luz chegou para votar cerca das 09:35. À saída, questionado pelos jornalistas, defendeu que o "modelo" do congresso social-democrata "é quase de aclamação do novo líder e, por isso, todos devem estar unidos", mas "apontando as diferenças".

"Naturalmente unidos para as batalhas que se adivinham. São dois anos muito difíceis, com presidenciais, autárquicas e regionais", referiu.

Questionado se o presidente do PSD, Rui Rio já deveria ter clarificado a sua posição sobre um eventual apoio Marcelo Rebelo de Sousa nas próximas eleições presidenciais, respondeu: "Acho que não. Aguardaremos o que é que o professor Marcelo Rebelo ainda tem a dizer. Se quer ser candidato ou não e depois o PSD tem de se pronunciar".

O 38.º Congresso do PSD termina hoje com o discurso do líder reeleito, Rui Rio, mais virado para o país e para as críticas à governação socialista, depois de um sábado em que se testou a unidade interna no pós-diretas.

ABC (SMA/JF)// JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Festival Política regressa a Braga com 24 atividades e sob o tema "Intervenção"

“Intervenção” é o tema da edição 2024 do Festival Política, que vai decorrer de 2 a 4 de maio, em Braga, e que contempla 24 atividades, entre cinema, performances, música, humor, exposições e conversas, foi esta terça-feira anunciado.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".