Deputados discutem, em plenário, petição pública sobre cinema Odéon

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 mar (Lusa) - Os deputados da Assembleia da República discutem hoje uma petição pública em defesa do antigo cinema Odéon, em Lisboa, enquanto os peticionários aguardam resposta da Direção-Geral do Património Cultural a um pedido de classificação do edifício.

A petição é discutida em plenário, quatro meses depois de ter dado entrada no parlamento, com quase dez mil assinaturas, apelando a que o antigo cinema lisboeta não seja transformado num espaço comercial.

"Esperamos que o parlamento se decida por uma recomendação em relação a isto. Julgo que iria ajudar [à manutenção do edifício], porque não há mais qualquer informação nova sobre o Odéon", afirmou à Lusa o produtor Paulo Trancoso, um dos peticionários.

Em causa está um antigo cinema da capital, próximo do Coliseu dos Recreios, inaugurado em 1927 num edifício Art Deco, que acolheu filmes do cinema mudo e sonoro e outros espetáculos, nomeadamente teatro radiofónico.

O parlamento fez um relatório sobre esta petição (assinado pela deputada Inês de Medeiros), tendo ouvido os peticionários, a secretaria de Estado da Cultura e a Câmara Municipal de Lisboa.

De acordo com o relatório, a secretaria de Estado da Cultura considera que "não está equacionada a reabertura do processo" de classificação do Odeón (que já tinha sido feito e revogado entre 2004 e 2009), porque o antigo cinema já se encontra incluído na classificação de interesse público, pelo conjunto da avenida da Liberdade, decidida em 2013.

A autarquia de Lisboa, em resposta aos pedidos de informação dos deputados, considera "positivo o resgate da imagem exterior e alguma memória interior do edifício, bem como a continuidade de um uso público e cultural".

SS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).