Ministério Público investiga alegados maus tratos no lar da Misericórdia de Valpaços

Ministério Público investiga alegados maus tratos no lar da Misericórdia de Valpaços
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Ministério Público está a investigar as denúncias de alegados maus tratos a utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, num processo que está em segredo de justiça, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR).

"Confirma-se a receção de uma participação. A mesma deu origem a um inquérito dirigido pelo Ministério Público da comarca de Vila Real. Encontra-se em investigação e está em segredo de justiça", afirmou esta sexta-feira, a PGR, em resposta escrita a um pedido de esclarecimento da agência Lusa.

A mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços informou, na semana passada, que a "gravidade do relato" de alegados maus tratos sobre utentes do Lar de São José justificou que tivesse procedido "à competente denúncia ao Ministério Público para instauração de inquérito criminal".

Disse ainda, num comunicado divulgado na sua página oficial na internet, que abriu "um processo interno de averiguações para total esclarecimento e adoção das medidas disciplinares que ao caso se mostrem adequadas".

Entretanto, foi divulgada também a suspensão de nove funcionários daquela instituição.

Na base desta tomada de decisão da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, esteve uma denúncia por parte de um filho de um casal de idosos que ali estavam institucionalizados e a divulgação de vídeos gravados no quarto que ocupavam e que revelavam a forma como eram tratados pelos funcionários.

O caso foi alvo de uma reportagem do programa da RTP "Sexta às 9".

A Santa Casa, naquele comunicado, disse que "desconhece a existência de quaisquer maus tratos ditos praticados em qualquer das suas 10 estruturas residenciais" e afirmou que "tem por primeira preocupação, prestar os melhores cuidados a todos os seus utentes".

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.