Presidente da República anuncia marcação das eleições para 25 de Maio

| Política
Porto Canal

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, anunciou hoje numa declaração ao país que marcou as eleições para o Parlamento Europeu para o dia 25 de maio.

"Nos termos da Constituição e da lei, e após ouvir os partidos políticos, decidi marcar a eleição dos deputados ao Parlamento Europeu para o próximo dia 25 de maio", disse o chefe de Estado.

Na segunda-feira, o chefe de Estado tinha recebido em audiência todos os partidos com assento parlamentar com vista à marcação da data das eleições europeias.

O Parlamento Europeu aprovou a 21 de maio de 2013 as datas da realização das próximas eleições europeias para entre 22 e 25 de maio deste ano nos vários Estados-membros.

A campanha eleitoral tem a duração de 12 dias. Com as eleições a 25 de maio, a campanha começa dia 12 e termina a 23 de maio.

De acordo com a lei, o Presidente da República tinha de convocar as eleições para o Parlamento Europeu com a antecedência de 60 dias, ou seja, até dia 26 de março.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.