Inapa regressa aos lucros em 2013 e atinge 1,3MEuro

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 mar (Lusa) - A Inapa anunciou hoje que regressou aos lucros em 2013, atingindo 1,3 milhões de euros, o que compara com prejuízos de seis milhões de euros de um ano antes, anunciou hoje a empresa.

"O grupo Inapa encerrou o exercício de 2013 com lucros de 1,3 milhões de euros, uma melhoria de 7,3 milhões de euros face ao ano de 2012", adianta a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), explicando que "esta recuperação reflete o resultado da execução da estratégia de médio e longo prazo assente na diversificação geográfica e da carteira de negócios, a par do esforço de eficiência".

As vendas do grupo recuaram 4,1% para 88,7 milhões de euros e o Re-EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) subiu 33,5% para 23,4 milhões de euros.

"A melhoria da margem bruta, o aumento da contribuição dos negócios complementares (embalagens e comunicação visual) e a redução dos custos operacionais permitiram contrariar a queda nos volumes de vendas do negócio de papel, justificando o crescimento do re-EBITDA", refere a Inapa.

Os custos de exploração recuaram 2,7% (menos 3,7 milhões de euros), para 136,4 milhões de euros, um "decréscimo que fica a dever-se essencialmente a uma redução dos custos de distribuição, gastos administrativos e com pessoal", adianta.

"Não obstante o esforço de investimento, a dívida líquida consolidada a 31 de dezembro de 2013 foi de 341 milhões de euros, registando uma redução em consequência do aumento de cash-flow libertado pela atividade a par da otimização na gestão do capital circulante", refere o grupo, que tem mais de 95% do seu negócio no mercado internacional.

No ano passado, o crescimento dos negócios complementares de 18% "permitiu compensar parcialmente a quebra das vendas do papel de 6,2%, refletindo a estratégia de médio e longo prazo", adiantando que estes "representam já 14% das vendas consolidadas do grupo, mas quase 30% do resultado operacional".

Os negócios de embalagem e comunicação visual cresceram para 94,1 milhões de euros, com o primeiro a registar um aumento de 20% e o segundo 14%.

"O peso relativo destes negócios nas vendas consolidadas totais aumentou de 12% para 14%, com uma contribuição de 29,2% ao nível da geração de resultados operacionais [EBIT] do grupo", adianta a Inapa.

No segmento papel, as vendas em volume recuaram 4,2% no ano passado para 798 mil toneladas. Para compensar esta tendência, de acordo com o plano estratégico Agenda 2020 do grupo, a Inapa está apostar na diversificação para mercados emergentes com potencial de crescimento e de rentabilidade, tendo como exemplo a compra da turca Korda no ano passado.

"Saliente-se, no entanto, que se verifica já uma melhoria no desempenho do negócio do papel, tendo o EBIT passado de 1,5% para 1,9% das vendas, decorrente da melhoria de margem conjugada com a contenção dos custos operacionais".

Na embalagem, o negócio representou 62,5 milhões de euros das vendas, impulsionado pelo crescimento orgânico e pelo esforço de investimento em França, Alemanha e Portugal.

"Os resultados operacionais desta área de negócio aumentaram 42% face a 2012, cifrando-se nos 3,4 milhões de euros".

Na comunicação visual, as vendas atingiram os 31,6 milhões de euros", com os resultados operacionais a ascenderem a 1,5 milhões de euros".

ALU// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.