UE/Cimeira: Seguro diz que investidores confiam no cumprimento dos compromissos pelo PS

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 mar (Lusa) - O secretário-geral socialista pediu hoje ao primeiro-ministro que "não meta mais medo aos portugueses", salientando que, apesar da afirmação da sua "divergência insanável" sobre a estratégia orçamental os juros da dívida não subiram.

"Não meta mais medo aos portugueses. Há pouco no debate que aqui se produziu o primeiro-ministro disse que era muito importante que houvesse um consenso no país para afastar as incertezas dos investidores", afirmou o secretário-geral do PS, António José Seguro.

No debate no Parlamento com o Governo sobre o Conselho Europeu, que sucedeu ao debate quinzenal, o líder socialista recordou a reunião que manteve com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, na segunda-feira, em que transmitiu a existência de uma "divergência insanável" sobre a estratégia orçamental.

"O que é que aconteceu no dia seguinte nos mercados, houve algum aumento da taxa de juro? Nenhuma, pelo contrário, até houve uma ligeira descida. Por uma razão muito simples, é que os investidores sabem que os compromissos que o PS assumiu são para cumprir", argumentou.

"Mas os investidores sabem, e o país também, que houve um momento em que houve uma grande incerteza, em que as taxas de juro aumentaram, ai se aumentaram. Sabe qual foi, senhor primeiro-ministro? Foi em julho e não foi por culpa do PS, foi por causa da demissão dos dois ministros do seu governo, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas", disse.

ACL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.