UE/Cimeira: Reforço da união bancária e energia na agenda portuguesa - Passos Coelho

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 mar (Lusa) - O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse hoje que o Governo português reforçará na reunião do Conselho Europeu a necessidade da construção de uma "verdadeira união bancária" e a diversificação das fontes de fornecimento energético.

Passos Coelho disse que, da parte do governo português, o mais importante será o tema do "processo de construção de uma verdadeira união bancária", lamentando alguma "indecisão" entre alguns parceiros europeus no "sentido de obter um acordo".

Para o primeiro-ministro, seria desejável que se avançasse mais e mais rapidamente naquele processo, que "conduzirá a um regresso de mais confiança nos mercados europeus".

"É preciso que o mecanismo de resolução bancária tenha um adequado apoio europeu e possa constituir-se de forma mais rápida do que o que está previsto", defendeu.

Quanto à agenda para as políticas do clima e energia, Passos Coelho disse que Portugal defende "metas mais ambiciosas" não apenas para redução dos gases de efeito de estufa ou para aumentar a percentagem de renováveis mas também para aumentar as condições "de realização de um verdadeiro mercado interno" da energia.

"Está evidente que existe uma grande dependência energética de parte significativa das políticas energéticas que são desenvolvidas pela Rússia", sublinhou, defendendo maior diversificação das fontes de fornecimento energéticas e a "custos mais favoráveis".

Passos Coelho disse que o Conselho Europeu fará "uma avaliação da situação" do conflito entre a Ucrânia e a Rússia, devendo ser "renovado o convite para que se encontrem soluções diplomáticas e políticas".

O primeiro-ministro sublinhou que "o que se passou com a Crimeia não respeita a Constituição da Ucrânia nem o Direito Internacional.

"Admito que o conselho possa ser bastante vigoroso na reafirmação de sanções que possam conduzir a mudança de posição por parte de intervenientes" ainda que mantendo os canais políticos abertos, disse.

SF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.