OE2020: Chumbadas propostas de atualização dos escalões do IRS à taxa de inflação

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 05 fev 2020 (Lusa) -- Os votos contra do PS travaram hoje várias propostas de alteração à atualização dos escalões do IRS apresentadas por vários partidos, durante a discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020).

Entre as várias propostas que foram votadas na Comissão de Orçamento Finanças estavam as do BE e do PCP que previam a atualização dos escalões de IRS em 1%, ou seja, para acompanhar a inflação prevista para 2020. Ambas tiveram o voto contra do PS e a abstenção do PSD e foram chumbadas.

Igualmente rejeitadas foram as propostas do PCP de criação de dois novos escalões de rendimento, bem como a redução do IRS "em meio ponto nos três primeiros escalões de IRS", defendida pelo CDS-PP, uma medida que o partido estimou que pudesse representar uma perda de receita entre 100 a 120 milhões de euros.

Também a proposta de alteração do Iniciativa Liberal que, entre outras medidas, defendia um regime de apenas dois escalões de rendimento, e a do PAN sobre a transferência para o IRS do ganho obtido com a eliminação das isenções em sede do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos foram rejeitadas.

LT/DF // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.