Scotland Yard informou PJ antes de lançar novo apelo público

| País
Porto Canal / Agências

Londres, 19 fev (Lusa) - A Scotland Yard informou a Polícia Judiciária antes de lançar hoje um novo apelo nos meios de comunicação social para encontrar o responsável por uma série de ataques sexuais a crianças no Algarve, garantiu hoje o inspetor Andy Redwood.

"O meu colega, diretor [Luís] Mota Carmo, que está a trabalhar na delegação de Faro, compreende perfeitamente a natureza e amplitude da nossa investigação. Eu estive em Portugal na última quinta-feira, onde discuti as nossas intenções em relação a este apelo através da comunicação social. Tudo o que estamos a fazer é feito em entendimento total e aberto com os nossos colegas portugueses", afirmou o detetive, em entrevista à agência Lusa.

Redwood, que encabeça desde 2011 a "Operação Grange", a investigação da polícia britânica ao desaparecimento de Madeleine McCann em 2007, disse ter viajado ao todo 26 vezes até Portugal para reuniões de "nível estratégico ou tático".

Porém, confessou "frustração" com a lentidão dos procedimentos de análise e aprovação das cartas rogatórias internacionais onde foram pedidas diligências e a aprovação para agentes britânicos acompanharem os polícias portuguesas estas ações.

"Nós trabalhamos de uma forma muito diferente no Reino Unido em termos da forma como a polícia atua. É apenas uma diferença. Mas o mais importante é que todas as nossas linhas de investigação estão enraizadas e direcionadas para Portugal e nós compreendemos e respeitamos as diferenças dos nossos sistemas, o que significa que as coisas avançam a velocidades diferentes. Há uma frustração do nosso lado nesse aspecto. Se fosse connosco e fosse um crime que tivesse acontecido em Londres, nós conseguiríamos avançar a uma velocidade diferente", admitiu à Lusa.

Andy Redwood confirmou que parte das três cartas rogatórias, enviadas para Portugal entre outubro e fevereiro, está ainda na Procuradoria-Geral da República, a quem cabe analisar e aprovar os documentos antes de os passar à Polícia Judiciária.

"Nós compreendemos perfeitamente e respeitamos que estamos a pedir informação no vosso país, por isso estamos a trabalhar com a vossa [polícia] e procuradores e compreendemos e respeitamos as diferenças dos nossos sistemas", enfatizou.

A polícia britânica revelou hoje querer identificar um homem alegadamente responsável por ataques sexuais graves a cinco crianças britânicas entre os 07 e dez anos, num total de 12 ocorrências registadas com famílias britânicas entre 2004 e 2006 no Algarve.

O objetivo desta campanha é tentar não só ajudar a levar o responsável à justiça como também, sublinhou, "perceber se isto tem alguma coisa a ver com o desaparecimento de Madeleine McCann".

Este é o terceiro apelo público feito pela polícia britânica, o último dos quais, em outubro, revelou uma série de linhas de investigação e retratos-robô que a polícia britânica ainda não conseguiu esclarecer.

Além de procurar um homem visto a transportar uma criança pequena nos braços na noite do desaparecimento na Praia da Luz, a polícia quer identificar uma série de homens de cabelo claro vistos a rondar as imediações do apartamento onde a criança inglesa estava alojada e descobrir quem levou a cabo uma série de roubos no complexo turístico naquele ano.

Madeleine McCann desapareceu poucos dias antes de fazer quatro anos, a 03 de maio de 2007, do quarto onde dormia juntamente com os dois irmãos gémeos, mais novos, num apartamento de um aldeamento turístico na Praia da Luz, no Algarve.

BM // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).