Eutanásia: Bispo de Aveiro quer rede de cuidados continuados alargada e defende que direito à vida "é inviolável"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Aveiro, 04 fev 2020 (Lusa) -- O bispo de Aveiro defende o alargamento da rede de cuidados continuados e paliativos a nível nacional, reforçando que o direito à vida é "inviolável", numa posição contra a discussão da despenalização da eutanásia, prevista para 20 de fevereiro.

Numa nota pastoral dirigida aos católicos da diocese de Aveiro, António Moiteiro escreve que "a defesa da vida humana não é simplesmente uma questão religiosa, mas sobretudo uma questão da dignidade e dos direitos do ser humano".

"A nossa sociedade, mais do que preocupar-se com legislação deste teor [despenalização da eutanásia], devia antes preocupar-se com o alargamento da rede de cuidados continuados e paliativos a nível nacional, como meios que têm a 'finalidade de tornar mais suportáveis o sofrimento na fase final da doença e assegurar ao paciente um acompanhamento adequado' (Evangelium Vitae)", escreve o prelado na nota publicada com data do passado domingo, 02 de fevereiro.

Aconselhando os católicos a lerem a Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa sobre a eutanásia, publicada em março de 2016, o bispo recorda que o documento esclarece que "por eutanásia, deve entender-se 'uma ação ou omissão que, por sua natureza e nas intenções, provoca a morte com o objetivo de eliminar o sofrimento'. A ela se pode equiparar o suicídio assistido, isto é, o ato pelo qual não se causa diretamente a morte de outrem, mas se presta auxílio para que essa pessoa ponha termo à sua própria vida".

"Distinta da eutanásia é a decisão de renunciar à chamada obstinação terapêutica, ou seja, 'a certas intervenções médicas já inadequadas à situação real do doente, porque não proporcionadas aos resultados que se poderiam esperar ou ainda porque demasiado gravosas para ele e para a sua família. A renúncia a meios extraordinários ou desproporcionados não equivale ao suicídio ou à eutanásia; exprime, antes, a aceitação da condição humana perante a morte'", acrescenta o bispo de Aveiro, sublinhando: "É, pois, bem diferente matar e aceitar a morte".

Para o também presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e da Doutrina da Fé, "o direito à vida é um direito inviolável (...), sendo a base de todos os outros direitos do ser humano" e, para os cristãos, "desde a sua conceção até à morte natural, é sagrado".

"A defesa do direito à vida exige que tenhamos claro que defendemos o 'direito a morrer com serenidade, com dignidade humana e cristã', empenhando todos os meios ordinários ao alcance da medicina", defende o bispo de Aveiro, para quem, "as instituições cristãs ou de inspiração cristã (lares, residências, cuidados continuados e paliativos...) continuarão a ser um porto de abrigo para todos aqueles que confiam nas pessoas nelas trabalham".

A questão da eutanásia deve marcar a próxima reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, marcada para a próxima terça-feira, em Fátima.

A Assembleia da República agendou para 20 de fevereiro o debate dos projetos do BE, PS, PAN e PEV sobre a despenalização da morte medicamente assistida.

Em 2018, a Assembleia da República debateu projetos de despenalização da morte medicamente assistida do PS, BE, PAN e PEV, mas foram todos chumbados, numa votação nominal dos deputados, um a um, e em que os dois maiores partidos deram liberdade de voto.

Há dois anos, o CDS-PP votou contra, assim como o PCP, o PSD dividiu-se, uma maioria no PS votou a favor, o PAN e o BE votaram a favor.

Face ao resultado, os partidos defensores da despenalização remeteram para a legislatura seguinte, que saiu das legislativas de outubro, a reapresentação de propostas, o que veio a acontecer.

Na atual legislatura, há, de novo, projetos de lei sobre a morte medicamente assistida apresentados pelo Bloco de Esquerda, PS, PAN e PEV, que determinam as condições em que é despenalizada a eutanásia.

JLG (NS) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.