Nova ação na serra de Valongo limpou mina de terra suja e colocou mantas de retenção

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 03 fev 2020 (Lusa) -- A colocação de mantas de retenção de hidrocarbonetos e a deposição em sacos próprios das terras contaminadas no fundo do Fojo das Pombas, na serra de Santa Justa, marcaram as duas intervenções ocorridas no fim de semana em Valongo.

Vítor Amendoeira, chefe da secção de espeleologia do Grupo de Espeleologia e Montanhismo (GEM), disse hoje à Lusa que a ação de limpeza e contenção "destinou-se a preparar a intervenção final" que deverá ocorrer ao longo da semana para terminar com os efeitos do lançamento de detritos automóveis em duas minas em janeiro, como denunciou a câmara local.

"Foram colocadas mantas de retenção para absorver os óleos que hão de escorrer das paredes da mina", começou por dizer o responsável do GEM, acrescentando que o odor do óleo "atraiu mais anfíbios" ao poço de 70 metro de profundidade e em que foram encontrados pelos espeleólogos "já contaminados" após o que foram "resgatados sete ou oito".

Os anfíbios foram encaminhados para apoio veterinário em Vila Nova de Gaia, onde os primeiros descobertos a meio de janeiro foram também assistidos antes de "serem depositados numa outra mina da serra".

No segundo dia de intervenção, no domingo, as "terras contaminadas começaram a ser colocadas em sacos grandes, que serão depois retirados através de uma grua", trabalho que ficará a cargo da autarquia.

De resto, o município, através dos serviços da Proteção Civil tem também a seu encargo a "lavagem a jato das paredes", algo que ocorrerá também nos próximos dias, acrescentou Vítor Amendoeira.

O lago anexo à mina foi "também visitado e não há vestígios de contaminação", confirmou o espeleólogo.

A câmara denunciou a 15 de janeiro o depósito ilegal de detritos na serra de Santa Justa, tendo sido detetado no sábado seguinte no G1, a poucos metros do Fojo das Pombas, mais lixo ligado a automóveis, como pneus, tapetes e matrículas.

JFO // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.