Hospital Militar, no Porto, e outro em Lisboa preparados para receber portugueses provenientes da China que chegam às 20h30 a Portugal

Hospital Militar, no Porto, e outro em Lisboa preparados para receber portugueses provenientes da China que chegam às 20h30 a Portugal
| Norte
Porto Canal com Lusa

O avião que transporta os 17 portugueses retirados da cidade chinesa de Wuhan, foco do novo coronavírus, deverá aterrar pelas 20:30 de hoje na Base Aérea de Figo Maduro, disse à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde. O Hospital Militar, no Porto, e o Hospital Pulido Valente, em Lisboa, serão as unidades preparadas para os receber os portugueses provenientes de Wuhan possam ficar em "isolamento profilático" voluntário.

A mesma fonte adiantou que está agendada, também para hoje, às 21:00, uma conferência de imprensa da ministra da Saúde, Marta Temido, para abordar o tema.

Os 17 portugueses são transportados a bordo de um avião da Força Aérea Portuguesa, que descolou hoje à tarde da base militar de Istres, sul da cidade francesa de Marselha.

Os portugueses tinham chegado a início da tarde a Marselha num Airbus A380, proveniente da China, no qual viajavam 250 cidadãos europeus.

A China elevou hoje para 304 mortos e mais de 14 mil infetados o balanço do surto de pneumonia provocado por um novo coronavírus (2019-nCoV) detetado em dezembro passado, em Wuhan, capital da província de Hubei (centro).

As Filipinas anunciaram também hoje a morte de um cidadão de nacionalidade chinesa, vítima de uma pneumonia causada pelo coronavírus, a primeira vítima fatal fora da China.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há mais casos de infeção confirmados em 24 outros países, com as novas notificações na Rússia, Suécia e Espanha.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quinta-feira uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional (PHEIC, na sigla inglesa) por causa do surto do novo coronavírus na China.

O Ministério da Saúde vai disponibilizar instalações onde os portugueses provenientes de Wuhan possam ficar em "isolamento profilático" voluntário.

O Hospital Pulido Valente, em Lisboa, e o Hospital Militar, no Porto, serão as unidades preparadas para os receber.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.