Multinacional Ecco contrata mais 300 trabalhadores para unidade da Feira

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, 19 mar (Lusa) -- A multinacional de calçado Ecco, de origem dinamarquesa, deverá contratar até final de 2014 mais 300 trabalhadores para a sua fábrica de Santa Maria da Feira, anunciou hoje o presidente da Câmara, Emídio Sousa.

Com instalações na freguesia de S. João de Ver, a referida unidade tem em curso, segundo o autarca, um projeto de renovação e ampliação que prevê o reforço da sua atual força laboral, que é de 861 trabalhadores.

O presidente da Câmara da Feira afirmou que o objetivo é "aumentar a capacidade de produção da fábrica" e revelou que 15 milhões de euros é o valor global estimado para o projeto, que deverá estar concluído "em maio deste ano".

Emídio Sousa fez estas revelações na sequência de uma reunião que manteve com o diretor-geral da Ecco, Gustavo Frederico Kremer, e com a gestora de recursos humanos, Maria José Lopes.

Contactada pela Lusa, a administração da Ecco portuguesa remeteu para daqui a alguns dias mais informação sobre as novas contratações.

Emídio Sousa disse, entretanto, que a autarquia está disponível para apoiar o empreendimento, nomeadamente "na resolução de algumas questões logísticas como o aparcamento", e declarou que o investimento em curso representa reconhecimento pela qualidade da produção nacional.

Em 2009, após a deslocalização da produção, a Ecco local contava com apenas 120 trabalhadores, essencialmente na área de investigação e desenvolvimento, mas, entre final de 2012 e meados de 2013, a empresa admitiu cerca de 420 novos funcionários.

Já em abril de 2013, a Câmara da Feira anunciou que a empresa pretendia empregar mais 200 pessoas e que, para o efeito, iria ser objeto de "um projeto de renovação das suas atuais instalações e de um plano intensivo de formação".

Gustavo Kremer, diretor-geral da Ecco da Feira, afirmou na altura que se iniciava assim "uma nova fase da Ecco em Portugal", em que se impunha "rentabilizar ao máximo os equipamentos e demonstrar que a mão-de-obra portuguesa é altamente qualificada".

Fundado em 1963, o Grupo Ecco era então o único grande produtor de calçado do mundo a deter toda a cadeia do processo produtivo. Os seus produtos estavam presentes em 91 países, sendo vendidos em 1.100 lojas próprias e em 14.000 outros pontos de vendas.

De base familiar, a marca empregava em 2013 cerca de 19.500 colaboradores em mais de 50 países. Fechou 2012 com um aumento de 14% no seu volume de negócios, sendo o lucro antes de impostos de 147 milhões de euros.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.