Governo respeita opinião de Cavaco sobre ADSE mas entende que medida "é necessária"

| Política
Porto Canal / Agências

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou hoje que "o Governo respeita a opinião do Presidente da República" em relação ao aumento das contribuições para a ADSE, de 2,5% para 3,5%, "mas considera que [a medida] é necessária".

Maria Luís Albuquerque respondia, na comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, a perguntas do PCP e do Bloco de Esquerda sobre a decisão do Presidente da República, que vetou o diploma que altera o valor dos descontos dos funcionários públicos, militares e forças de segurança para os respetivos subsistemas de saúde (ADSE, ADM e SAD), manifestando "sérias dúvidas relativamente à necessidade de "aumentar as contribuições dos 2,5% para 3,5% para conseguir o objetivo pretendido".

A ministra das Finanças começou por dizer que a medida "estava prevista desde o memorando inicial" e que o Governo fez foi "antecipar uma parte da migração" das contribuições da entidade empregadora para os beneficiários e "aplicá-la já em 2014".

Reconhecendo que o aumento das contribuições para a ADSE "releva para efeitos de défice", Maria Luís Albuquerque disse que as contribuições dos beneficiários dos subsistemas "não são apropriadas para outras despesas do Estado".

"O montante [das contribuições] que fica na ADSE em particular - porque os outros subsistemas continuam a ser deficitários -, ficará como saldo da ADSE. As contribuições que resultem em excedentes não serão gastas pelo Estado em qualquer outra despesa", disse a governante.

A ministra das Finanças afirmou também que "o Governo está aberto para voltar a falar sobre este tema", mostrando-se disponível para "discutir com os representantes dos trabalhadores e pensionistas formas que permitam o seu envolvimento até na gestão dos seus beneficiários".

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".