Autoeuropa exportou quase 24 milhões de peças em 2019

| Economia
Porto Canal com Lusa

Palmela, Setúbal, 31 jan 2020 (Lusa) - A Autoeuropa exportou mais de 23 milhões de peças estampadas na área de prensas da fábrica de Palmela em 2019, ano em que bateu o recorde de produção de automóveis, anunciou hoje a empresa do grupo Volkswagen.

Segundo informação disponibilizada pela empresa, de um total de 38,6 milhões de peças estampadas pela área de prensas no ano passado, 23,9 milhões foram para exportação, designadamente para 20 fábricas, da Seat, Skoda, Volkswagen, Audi e Porshe, distribuídas por nove países em três continentes.

A Autoeuropa, que este mês anunciou mais um investimento de 103 milhões de euros na modernização da operação logística e no aumento da capacidade de produção da fábrica de automóveis em Palmela, produziu um total 254.600 veículos em 2019, estabelecendo um novo recorde de produção no setor automóvel em Portugal.

A funcionar em pleno desde janeiro de 1995, a fábrica de Palmela, o maior investimento estrangeiro no país, é uma unidade industrial multiproduto e multimarca que tem contribuído decisivamente para melhorar as exportações portuguesas e que se tem revelado um fator de atração do investimento estrangeiro, particularmente de outras empresas ligadas ao setor automóvel.

A Autoeuropa, que tem atualmente cerca de 6.000 colaboradores, produz os modelos Seat Alhambra, Volkswagen Sharan e T-Roc, prevendo-se para este ano um aumento de produção deste último modelo, T-Roc, um sucesso comercial que foi, em grande parte, responsável pelo recorde de produção da fábrica de Palmela em 2019.

GR // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.