Raro cão de guarda vendido na China por quase 1,4 milhões de euros

Raro cão de guarda vendido na China por quase 1,4 milhões de euros
| Mundo
Porto Canal

Um raríssimo cão de guarda tibetano foi vendido na China por quase 1,4 milhões de euros, no que será talvez a mais cara transação do género, anunciou hoje um jornal local chinês.

Um promotor imobiliário chinês pagou 12 milhões de yuan (1,391 milhões de euros) pelo animal numa feira realizada esta semana na província de Zhejiang, no leste da China, disse o jornal Noticias da Tarde de Qianjiang.

Descrito como "um animal de estimação de luxo", o cão tem um ano de idade, 89 centímetros de altura e pesa 200 quilos.

"É um cão com sangue de leão", disse o vendedor e criador de cães Zhang Gengyun.

Segundo o mesmo jornal, Zhang Gengyun vendeu outro cão da mesma raça por 6 milhões de yuan (quase 700.000 euros).

"Os puros cães de guarda tibetanos são muitos raros, como os nossos protegidos pandas, e por isso os preços são altos", disse o vendedor.

Usados pelas tribos de caçadores nómadas da Ásia Central, os cães de guarda tibetanos são considerados extremamente leais e protetores.

Comentários na internet acerca do elevado valor pago na feira de Zhejiang consideram que se trata de pura especulação para tentar elevar o preço dos animais.

O referido promotor imobiliário, oriundo de Qingdao, um próspero porto e estância balnear do nordeste da China, pensa aliás dedicar-se à criação de cães, adiantou o Notícias da Tarde de Qianjiang.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.