Ucrânia: Tribunal Constitucional russo considera legal tratado que anexa a Crimeia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 19 mar (Lusa) -- O Tribunal Constitucional da Rússia considerou hoje legal, por unanimidade, a assinatura do tratado de anexação da Crimeia pelo Presidente Vladimir Putin, um passo essencial no processo para a ratificação do tratado.

"O Tribunal Constitucional reconheceu que este tratado está em conformidade com a Constituição russa", disse o presidente do tribunal, Valery Zorkin, aos jornalistas, citado pela agência Interfax.

A decisão do tribunal permite a Putin entregar o tratado ao parlamento para ser ratificado.

A tensão na Crimeia subiu de tom na terça-feira, com a Rússia a reconhecer a república autónoma ucraniana como parte do seu território e a Ucrânia a dar autorização aos seus soldados para usarem armas.

Na sequência do referendo de domingo na Crimeia, em que a anexação à Rússia teve a maioria dos votos, Moscovo anunciou que considerava a península como parte do seu território a partir de terça-feira.

O Presidente russo, Vladimir Putin, e os dirigentes da província autónoma ucraniana assinaram um tratado bilateral com vista à integração da Crimeia na Federação Russa.

Por seu lado, as autoridades da Ucrânia garantiram que nunca reconhecerão a anexação da Crimeia e deram autorização aos seus soldados para usarem armas em resposta aos "atos hostis" da Rússia.

FPA (IMA) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.