Sérgio Conceição: "Demos uma resposta importante e de missão cumprida"

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

A vitória do FC Porto por 2-1 na receção ao Gil Vicente foi um triunfo “justo” e importante, para ultrapassar a derrota na final da Taça da Liga, troféu que os Dragões queriam “dar aos adeptos”. Na análise ao jogo, Sérgio Conceição realçou a exibição dos portistas na segunda parte, que permitiu conquistar mais três pontos na luta “pelo principal objetivo” da época.

O resumo do jogo
“Não podes esquecer o contexto deste jogo. Perdemos a final da Taça da Liga no último segundo e tínhamos expectativas muito grandes para dar esse troféu aos nossos adeptos, um troféu que falta ao nosso Museu. Este contexto ficou demonstrado na primeira parte, porque se tivéssemos alguma da tranquilidade que tivemos na segunda parte, teríamos feito dois ou três golos na primeira. É compreensível, os jogadores são humanos, são miúdos que querem muito ganhar e que sentem a frustração de uma derrota que nos impossibilitou de conquistar uma competição. Tudo aquilo que se possa fazer em termos motivacionais não é suficiente. Falhámos passes na primeira parte que não costumamos falhar, tivemos algumas situações na cara do guarda-redes em que não marcámos, situações essas em que costumamos ser mais eficazes. Sofremos um golo talvez no único remate enquadrado com a baliza na primeira parte, perante uma equipa que sempre se mostrou equilibrada desde o apito inicial, organizada defensivamente e a respeitar os ataques rápidos para tentar ferir a nossa equipa. Conseguimos reagir imediatamente e na segunda parte estivemos mais sólidos e tranquilos, o que nos possibilitou fazer o golo da vitória. Podíamos ter definido melhor e conseguir mais um ou outro golo, mas o resultado é justo, não há qualquer dúvida.”

A união de grupo
“Qual é o clube que quer ganhar e que não necessita que todos estejam unidos e a remar para o mesmo lado? Faz parte do futebol e destas grandíssimas instituições, que vivem de títulos. O mais importante é que vencemos, demos uma resposta importante e de missão cumprida, depois de uma derrota difícil. Agora apenas pensamos no próximo jogo do campeonato, neste que é o nosso principal objetivo.”

As lesões
“Além das dificuldades dos próximos jogos, temos tido alguns jogadores com problemas físicos. O Nakajima, o Pepe e o Zé Luís já estavam de fora, juntou-se depois o Danilo e o Otávio, que estava castigado. São cinco jogadores importantes, como são todos os outros. Hoje, no aquecimento, o Aboubakar sentiu algum desconforto no joelho, que o impediu de dar o contributo à equipa, se assim fosse necessário. É o quadro que temos. Normalmente, não me costumo queixar dos jogadores que não estão disponíveis, mas sim realçar todos os que estão disponíveis.”

A integração dos jovens
“Eles merecem. Estou atento aos jogadores da nossa equipa B e da formação. Não comando a equipa B nem os sub-19, quem comanda são os treinadores dessas equipas, seguidos do diretor para a formação, o diretor para o futebol e, acima, está o presidente. Como treinador da equipa principal, estou atento aos valores dessas equipas, que estão sempre disponíveis para integrar a equipa principal.”

Veja aqui as declarações exclusivas do treinador do Futebol Clube do Porto ao Porto Canal:

 

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.