Sonae atinge lucros de 319 ME em 2013 apoiados em fusão entre Zon e Optimus

| Economia
Porto Canal / Agências

Maia, 19 mar (Lusa) -- A Sonae atingiu em 2013 um resultado líquido atribuível aos acionistas de 319 milhões de euros, assente nos ganhos resultantes da fusão entre Zon e Optimus, tendo o resultado direto crescido 21,7%, anunciou hoje a empresa.

Em comunicado, a empresa revelou que as vendas aumentaram 3% em 2013, em comparação com o ano anterior, alcançando os 4.821 milhões de euros, enquanto o EBITDA (resultados antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações) cresceu 1,2%, para 475 milhões de euros.

O resultado direto em 2013 foi de 175 milhões de euros, um ganho de 21,7% face a 2012, tendo o resultado atribuível aos acionistas sido de 319 milhões de euros, enquanto no ano anterior foi de 33 milhões, algo que a empresa atribui à "evolução operacional positiva" e aos "resultados indiretos, que foram impactados pelos ganhos resultantes da fusão entre a Zon e a Optimus".

"Num ano cheio de desafios, tivemos de enfrentar um contexto de austeridade na Península Ibérica, com pressão sobre o rendimento das famílias e decréscimo do consumo privado, em particular no primeiro semestre do ano. No último trimestre do ano, pudemos já observar algum crescimento do mercado, quando comparado com o ano anterior, que parece ser consistente com a melhoria registada nos índices de confiança, no emprego e no endividamento líquido das famílias", referiu o presidente executivo da Sonae, Paulo Azevedo.

De acordo com o mesmo comunicado, a Sonae MC, empresa proprietária da marca Continente, assistiu a um crescimento de vendas de 4,1% no ano passado.

A Sonae MC encerrou 2013 com 548 lojas, mais 70 do que em 2012, enquanto a Sonae SR, no campo do retalho especializado, alcançou os 579 espaços, mais 11 do que no ano anterior, 167 das quais no estrangeiro.

TDI // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.