Bahrein condena 11 pessoas a penas de 15 anos de prisão por fabrico de bombas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Dubai, 19 mar (Lusa) -- Um tribunal do Bahrein condenou 11 pessoas a penas de 15 anos de prisão pelo "fabrico de bombas com fins terroristas", informou na terça-feira a agência oficial BNA.

Outro réu foi condenado a cinco anos de prisão no âmbito do mesmo processo.

As 12 pessoas estavam acusadas de "posse de armas, munições e de explosivos, e do fabrico de bombas com fins terroristas", precisou a agência.

O Bahrein, um pequeno país do Golfo, permanece profundamente dividido três anos depois da revolta xiita, com protestos e confrontos com a polícia.

O grupo contrabandeava munições e materiais para o fabrico de bombas no país e escondia-os numa propriedade, segundo um comunicado.

Os condenados tinham como alvo membros da força de segurança e figuras públicas para "espalhar o caos e terror" no reino governado pelos sunitas.

Segundo a Federação Internacional dos Direitos do Homem (FIDH), pelo menos 89 pessoas foram mortas desde o início da contestação no Bahrein na primavera de 2011.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.