Concurso para fase C do Hospital de Gaia lançado no segundo semestre do ano

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 28 jan 2020 (Lusa) -- O concurso para as obras da face C, no valor de 60 milhões de euros, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) será lançado no segundo semestre deste ano, indicou hoje o Ministério da Saúde.

"Este investimento, cujo lançamento do concurso se prevê no segundo semestre de 2020 e que possa estar terminado no final de 2022, está na fase de elaboração de projeto", refere uma resposta escrita enviada pela tutela à agência Lusa.

Contactado o Ministério da Saúde, este precisou que a obra "deverá ter início em 2022".

Em causa uma empreitada, a face C de obras no CHVNG/E, que, acordo com dados da tutela, "permitirá, antes de mais, garantir a integridade do edificado das fases A e B".

"Referir que a opção por uma construção faseada determina a necessidade de continuidade da obra, sem qualquer interrupção, sob pena de degradação do edificado construído e de graves impactos para a atividade assistencial do hospital", descreveu à Lusa o gabinete da ministra Marta Temido.

Na fase C "será possível integrar os serviços da Unidade 02 na Unidade 01, concentrar os serviços de internamento num único núcleo central, sem qualquer dependência de transportes para o doente internado, bem como aumentar a capacidade instalada do bloco operatório e garantir condições de dignidade, segurança e conforto do doente internado", acrescentou a tutela.

Esta obra integra o Plano de Reabilitação Integrado, no valor total de cerca de 86 milhões de euros, que o CHVNG/E tem em curso.

Este plano tem três fases previstas, tendo como "principais objetivos centralizar serviços, organizar o Hospital Eduardo Santos Silva [em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto] de modo a possibilitar a ligação entre os três pavilhões principais e qualificar e redimensionar alguns serviços, nomeadamente o Serviço de Urgência".

O Ministério da Saúde precisou, ainda, que a fase A, no valor de aproximadamente 13 milhões de euros, está concluída e consubstancia-se na construção de um novo edifício hospitalar, incluindo a sua ligação aos pavilhões, acabamento parcial do serviço de radiologia e aquisição de alguns equipamentos.

Quanto à fase B -- que está em execução com um investimento estimado de 13 milhões de euros, dos quais cerca de seis milhões são fruto de financiamento comunitário -- a tutela prevê a conclusão total da intervenção ainda no primeiro semestre de 2020.

"Nesta fase está prevista a construção do serviço de urgência, construção de uma unidade de internamento, com 30 camas, e a conclusão do serviço de radiologia", descreve o Ministério da Saúde.

Esta informação surge depois de, a 10 de janeiro, no parlamento, Marta Temido ter referido que "o terceiro vértice da ação governativa é o investimento na rede Serviço Nacional de Saúde [SNS]", tendo dado exemplos de investimentos futuros, entre os quais o do CHVNG/E.

"Incluem-se aqui decisões de investimento já tomadas, como a construção dos hospitais de proximidade de Sintra e do Seixal ou o novo hospital central do Alentejo, mas também os investimentos já autorizados pelo programa de investimentos na área da saúde, aprovado em 2019. E incluir-se-ão ainda aqui os investimentos previstos no plano de melhoria da resposta do SNS que significam cerca de 190 milhões de euros adicionais para novas prioridades, como a fase C do hospital de Gaia ou a maternidade de Coimbra", disse a ministra.

A propósito desta afirmação, em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, frisou que "esta é uma absoluta prioridade" para este Município, sublinhando que este é um hospital "de grande relevância para a cidade e para a região".

"As afirmações da ministra da Saúde vão no sentido da prioridade afirmada pelo Município e pelo Governo, assumindo a obra de requalificação integral do hospital de Gaia. Esta é uma absoluta prioridade para o Município de Gaia, pelo que não escondemos a nossa alegria", referiu o autarca.

Eduardo Vítor Rodrigues apelidou o investimento como "absolutamente estratégico" porque, acrescentou, "permitirá a afirmação do novo hospital no quadro dos serviços públicos de saúde, melhorando a capacidade de resposta do hospital aos gaienses".

"Acompanharemos com todo o interesse este processo, de forma ativa e empenhada e sempre com elevado sentido de cooperação com o Governo, mas também cientes da urgência deste investimento", concluiu o autarca.

PFT/SVF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.