Ucrânia: PM do Japão ameaça Moscovo com mais sanções por causa da Crimeia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 19 mar (Lusa) - O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, condenou hoje a Rússia pela violação da integridade territorial da Ucrânia e ameaçou impor novas sanções contra Moscovo pelo seu papel na crise da Crimeia.

"(A ação da Rússia) viola a unidade, soberania e integridade do território da Ucrânia, e nós condenamo-la", disse Abe numa comissão parlamentar.

"O nosso país não pode ignorar a tentativa de mudança do 'status quo' pela força", acrescentou.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês anunciou, na terça-feira, a suspensão das negociações para facilitar os procedimentos do visto e informou que não iria iniciar novas conversações com vista a um novo acordo de investimento.

"Vamos considerar novas ações, enquanto cooperamos com as nações do G7 e outros países", disse Abe.

Na sequência do referendo de domingo na Crimeia, em que a anexação à Rússia teve a maioria dos votos, Moscovo anunciou que considera a península como parte do seu território a partir de terça-feira.

O Presidente russo, Vladimir Putin, e os dirigentes da província autónoma ucraniana assinaram um tratado bilateral com vista à integração da Crimeia na Federação Russa.

Por seu lado, as autoridades da Ucrânia garantiram que nunca reconhecerão a anexação da Crimeia e deram autorização aos seus soldados para usarem armas em resposta aos "atos hostis" da Rússia.

FV (IMA/ SCA/ SBR) // DM.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.