Quarta edição do festival IndieJúnior começa hoje no Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 28 jan 2020 (Lusa) -- O IndieJúnior -- Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto dá hoje início à sua quarta edição, com um total de 50 filmes em competição, alguns escolhidos por crianças e jovens dos 6 aos 18 anos.

O festival, que se estende até domingo, espalha-se pelo Teatro Municipal Rivoli, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Casa das Artes e Reitoria da Universidade do Porto, com sessões dedicadas a escolas e famílias, tendo como tema "Viagem".

"O festival nasceu por se querer criar experiências transformadoras que se estão a perder um bocadinho como a experiência de ver um filme em sala e de não o fazer em casa. E a viagem faz parte da experiência cinematográfica. Sempre que entramos numa sala de cinema sabemos que vamos fazer uma viagem que muitas vezes é inesquecível", descreveu, aquando da apresentação do evento, Mafalda Melo, da direção da IndieLisboa -- Associação Cultural.

O IndieJúnior -- Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto terá 50 filmes em competição, entre longas e curtas-metragens, ficções, documentários e animações, sendo que a seleção contou com a colaboração de alunos do Colégio Nossa Senhora de Lourdes e Escola Carolina Michaelis, do Porto, bem como da Escola Secundária de Almeida Garrett e EB 2, 3 de Vila D'Este, concelho de Vila Nova de Gaia, no âmbito da iniciativa Eu Programo em Festival de Cinema, organizada em parceria com o Programa Paralelo do Rivoli.

A edição deste ano também envolve projetos com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Escola Artística Soares dos Reis, Escola Profissional do Centro Juvenil de Campanhã, Osmope e Escola Secundária de Arouca.

Além de conferências e oficinas, conversas com realizadores e debates, bem como a exposição "Ecos de Vigem" que poderá ser visitada na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, o programa conta com a rubrica "O Meu Primeiro Filme", na qual a 'rapper' Beatriz Gosta, o diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, António Preto, e a realizadora Regina Pessoa foram convidados a escolher filmes, tendo selecionado, respetivamente, "O Clube dos Poetas Mortos", "E.T. O Extraterrestre" e "Quimera do Ouro".

O IndieJúnior deste ano fará uma viagem à obra do realizador Norman McLaren, descrito esta manhã pela diretora do festival, Irina Raimundo, como "precursor no cinema de animação, um experimentalista".

Outra das atividades destacadas esta manhã é o Cinema de Colo que, a 01 e 02 de fevereiro no auditório do Rivoli, terá várias sessões dedicadas a bebés com idade a partir dos três meses, porque, disse Irina Raimundo, "o colo é um transporte por excelência", logo está intimamente ligado "à viagem do cinema".

Já Mafalda Melo destacou o Cine-Concerto, sessão de encerramento, a 02 de fevereiro, também no Rivoli, e de entrada gratuita, como "um momento de improviso com assinatura da Porta-Jazz que vai musicar o filme 'O Barco' de Buster Keaton".

"Esta é a maior edição de sempre, com o maior número de filmes de sempre. É completamente diferente do consumo normal de cinema com viagens no tempo, três longas-metragens, uma de ficção e duas de animação. Convidamos escolas e famílias. Queremos que venham com filhos, sobrinhos e amigos", disse Irina Raimundo.

As longas-metragens referidas são "Uma Colónia", a exibir na sexta-feira na Casa das Artes para maiores de 12 anos, "Jacob, Mimi e os Cães Falantes" e "A Extraordinária Viagem de Marrona", ambos no sábado no Rivoli para 8 e 10 anos.

TDI/PFT // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.