Silva Peneda discorda do sucesso do programa de ajustamento

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 mar (Lusa) - O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Silva Peneda, considerou hoje que o alegado sucesso do programa de ajustamento financeiro não corresponde à verdade e defendeu a necessidade de um compromisso para melhorar a situação do país.

"Sobre a ideia de que o programa de ajustamento é um caso de sucesso, diria que essa ideia não pode ser aceite porque não corresponde à verdade", disse Silva Peneda na abertura do Fórum das Políticas Públicas 2014.

O antigo ministro do emprego de Cavaco Silva considerou que a ideia de sucesso do programa de ajustamento financeiro em curso "é muito discutível" porque se baseia em "algum crescimento económico e num ligeiro decréscimo do desemprego" registados recentemente.

Segundo Silva Peneda, o critério mais adequado para avaliar o sucesso do programa seria comparar as metas estabelecidas inicialmente e os resultados obtidos.

O presidente do CES afirmou ainda que o programa de ajustamento agravou as desigualdades em Portugal, destruiu a classe média e a reforma do Estado confinou-se à redução da despesa, através de cortes aplicados aos funcionários públicos e pensionistas.

Defendeu que uma política económica para o futuro do país tem de "assumir a rotura com o anterior modelo económico" e apostar em políticas que gerem confiança, "o que só será conseguido com um forte compromisso entre as forças políticas e sociais".

"No CES temos consciência de que após uma crise profunda como esta que estamos a atravessar nunca mais voltaremos à situação de partida, estamos a atravessar uma fase de transição e, para melhorar a realidade, só o conseguiremos com um forte compromisso. Ignorar isto é miopia política", disse Silva Peneda.

RRA// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.