Ajustes diretos representaram 96,2% dos contratos celebrados em 2012 - BASE

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 mar (Lusa) - Os ajustes diretos representaram 96,2% dos 115.064 contratos celebrados em 2012 e reportados ao portal BASE e mais de metade do valor total dos contratos, que totalizou 3,5 mil milhões de euros.

De acordo com o Relatório da Contratação Pública em Portugal, hoje divulgado, "dos contratos celebrados durante o ano de 2012, o tipo de procedimento a que se recorreu com maior frequência foi o ajuste direto, que representou 96,2% do número total de procedimentos e 51% do montante contratual total envolvido".

Na prática, os ajustes diretos foram usados em 110.645 contratos reportados ao portal BASE - Contratos Públicos Online, no valor de cerca de 1,77 mil milhões de euros.

Em relação a 2011, há um aumento do peso relativo do número de procedimentos por ajuste direto, que passaram de uma quota de 95,9% para 96,2%.

Do total de contratos que foram precedidos por procedimento de ajuste direto (110.645), 86,1% (95.253) respeitaram a aquisição de bens e serviços, enquanto os restantes 13,9% (15.392) referiram-se a contratos de obras públicas.

Em comparação com 2011, o número de contratos por ajuste direto para a aquisição de bens e serviços diminuiu 10,6%, enquanto o número de contratos decorrentes de ajuste direto relacionados com obras públicas aumentou 37,6%.

Entre os ajustes diretos reportados ao portal BASE, 42.296 correspondem a ajustes diretos simplificados (para aquisição ou locação de bens móveis ou de aquisição de serviços cujo preço contratual não seja superior a 5.000 euros).

O Relatório da Contratação Pública em Portugal - 2012 tem como suporte a informação obtida através do Portal BASE, cujo desenvolvimento e gestão compete ao Instituto da Construção e do Imobiliário (InCI), futuro Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC).

CSJ// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.