Info

Assunção Cristas anuncia concurso público para aquaculturas em Tavira e Aveiro

| Economia
Fonte: Agência Lusa

Lisboa, 18 mar (Lusa) - A ministra da Agricultura e Mar, Assunção Cristas, anunciou hoje que vai abrir em breve um concurso público internacional para exploração de novas áreas de aquacultura em Tavira e Aveiro.

Assunção Cristas adiantou, durante uma audição na comissão parlamentar de Agricultura e Mar, que a legislação está a ser finalizada e sublinhou que já recebeu "várias sinalizações de interesse", acrescentando que os promotores terão "espaço em terra para desenvolver atividade complementar".

A ministra afirmou também que a Bolsa de Terras tem tido um "carregamento crescente" de terras de Estado, incluindo Companhia das Lezírias, salientando que todos os ministérios terão de entregar um levantamento das terras que têm disponíveis até 31 de março.

Sobre o Regime Jurídico das Ações de Arborização e Rearborização (RJAAR), que o deputado socialista Miguel Freitas (PS) classificou como um "apoio indiscriminado às áreas de eucalipto", afirmou tratar-se de um instrumento de licenciamento e de informação, tendo sido propostos até agora 5.015 hectares de rearborização e arborização.

Em resposta a Miguel Freitas, que sublinhou a discordância dos socialistas relativamente ao apoio às áreas de eucalipto no novo Programa de Desenvolvimento Rural (PDM), Assunção Cristas afirmou que o que está previsto é um "apoio à reconversão de áreas".

O deputado comunista João Ramos expressou também a sua preocupação quanto ao RJAAR, assinalando que 72% dos hectares de rearborização e arborização propostas dizem respeito a eucalipto.

RCR// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Easyjet lança nova rota Porto-Málaga a partir de abril

O Porto vai começar a ter voos diretos para Málaga entre 02 de abril e 26 de outubro, com operação quatro vezes por semana, anunciou hoje a companhia aérea Easyjet.

Rendimentos operacionais do Banco CTT sobem 27% para 23,6 ME em 2018

Os rendimentos operacionais recorrentes do Banco CTT subiram 27% no ano passado, face a 2017, para 23,6 milhões de euros, "sobretudo alavancado pelo crescimento da margem financeira (aumento de 4,5 milhões de euros), anunciaram esta quarta-feira os CTT.

Deco recebeu 29.350 pedidos de ajuda de famílias sobre-endividadas em 2018

A Deco recebeu 29.350 pedidos de ajuda de famílias em situação de sobre-endividamento, valor que supera os pedidos registados um ano antes e que chegou maioritariamente de pessoas entre os 40 e os 65 anos de idade.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.