Jornal Diário Jornal das 13

Assunção Cristas anuncia concurso público para aquaculturas em Tavira e Aveiro

| Economia
Fonte: Agência Lusa

Lisboa, 18 mar (Lusa) - A ministra da Agricultura e Mar, Assunção Cristas, anunciou hoje que vai abrir em breve um concurso público internacional para exploração de novas áreas de aquacultura em Tavira e Aveiro.

Assunção Cristas adiantou, durante uma audição na comissão parlamentar de Agricultura e Mar, que a legislação está a ser finalizada e sublinhou que já recebeu "várias sinalizações de interesse", acrescentando que os promotores terão "espaço em terra para desenvolver atividade complementar".

A ministra afirmou também que a Bolsa de Terras tem tido um "carregamento crescente" de terras de Estado, incluindo Companhia das Lezírias, salientando que todos os ministérios terão de entregar um levantamento das terras que têm disponíveis até 31 de março.

Sobre o Regime Jurídico das Ações de Arborização e Rearborização (RJAAR), que o deputado socialista Miguel Freitas (PS) classificou como um "apoio indiscriminado às áreas de eucalipto", afirmou tratar-se de um instrumento de licenciamento e de informação, tendo sido propostos até agora 5.015 hectares de rearborização e arborização.

Em resposta a Miguel Freitas, que sublinhou a discordância dos socialistas relativamente ao apoio às áreas de eucalipto no novo Programa de Desenvolvimento Rural (PDM), Assunção Cristas afirmou que o que está previsto é um "apoio à reconversão de áreas".

O deputado comunista João Ramos expressou também a sua preocupação quanto ao RJAAR, assinalando que 72% dos hectares de rearborização e arborização propostas dizem respeito a eucalipto.

RCR// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

António Costa diz que "em outubro tem de haver um acordo final" sobre o Brexit

O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje que em outubro tem de haver um acordo final para a saída do Reino Unido da União Europeia, depois de terem sido registados "progressos reais" nas negociações com o Governo de Theresa May.

ASAE apreendeu cerca de 100 quilos de pescado em operação de fiscalização

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 100 quilos de pescado e instaurou um processo-crime por contrafação no âmbito de uma operação de fiscalização em todo o país, que termina na sexta-feira.

Eixo Atlântico quer ligação direta entre a Linha do Minho e o Aeroporto do Porto

O eixo atlântico quer uma ligação direta entre a Linha do Minho e o Aeroporto do Porto. Esta é uma das propostas que o grupo de autarcas do Norte de Portugal e da Galiza já levou ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas e que pode vir a ser incluída no Programa Nacional de Investimentos 2030.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.