Assunção Cristas anuncia concurso público para aquaculturas em Tavira e Aveiro

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 mar (Lusa) - A ministra da Agricultura e Mar, Assunção Cristas, anunciou hoje que vai abrir em breve um concurso público internacional para exploração de novas áreas de aquacultura em Tavira e Aveiro.

Assunção Cristas adiantou, durante uma audição na comissão parlamentar de Agricultura e Mar, que a legislação está a ser finalizada e sublinhou que já recebeu "várias sinalizações de interesse", acrescentando que os promotores terão "espaço em terra para desenvolver atividade complementar".

A ministra afirmou também que a Bolsa de Terras tem tido um "carregamento crescente" de terras de Estado, incluindo Companhia das Lezírias, salientando que todos os ministérios terão de entregar um levantamento das terras que têm disponíveis até 31 de março.

Sobre o Regime Jurídico das Ações de Arborização e Rearborização (RJAAR), que o deputado socialista Miguel Freitas (PS) classificou como um "apoio indiscriminado às áreas de eucalipto", afirmou tratar-se de um instrumento de licenciamento e de informação, tendo sido propostos até agora 5.015 hectares de rearborização e arborização.

Em resposta a Miguel Freitas, que sublinhou a discordância dos socialistas relativamente ao apoio às áreas de eucalipto no novo Programa de Desenvolvimento Rural (PDM), Assunção Cristas afirmou que o que está previsto é um "apoio à reconversão de áreas".

O deputado comunista João Ramos expressou também a sua preocupação quanto ao RJAAR, assinalando que 72% dos hectares de rearborização e arborização propostas dizem respeito a eucalipto.

RCR// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.