Brexit: Diplomata português João Vale de Almeida designado embaixador da UE no Reino Unido

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 24 jan 2020 (Lusa) -- O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, anunciou hoje oficialmente a designação do diplomata João Vale de Almeida como primeiro embaixador da União Europeia no Reino Unido, funções que assumirá em 01 de fevereiro, primeiro dia do pós-'Brexit'.

Em comunicado, o Serviço Europeu de Ação Externa indica que "Josep Borrell, o Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, anuncia hoje a designação de João Vale de Almeida como primeiro chefe da futura delegação da UE junto do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte", o que "já foi devidamente notificado ao Reino Unido".

Apontando que Vale de Almeida assumirá funções em 01 de fevereiro, o corpo diplomático da União Europeia lembra que, "a partir dessa data, o Reino Unido passará a ser um país terceiro e, consequentemente, a representação da União será assegurada por uma delegação da UE".

Em 12 de janeiro, uma porta-voz comunitária já adiantara à Lusa que Borrell tinha escolhido João Vale de Almeida para liderar a nova delegação da UE junto do Reino Unido, ocorrendo então hoje a designação oficial, no dia em que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizaram o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), faltando agora apenas a 'luz verde' final do Parlamento Europeu, que deverá acontecer numa votação na próxima quarta-feira, 29 de janeiro, antevéspera da data de consumação do 'Brexit'.

Com mais de três décadas de experiência em cargos europeus, João Vale de Almeida, 62 anos, já ocupou diversos postos de topo, tendo sido porta-voz da Comissão Europeia e diretor-geral antes de se tornar chefe de gabinete e principal conselheiro de José Manuel Durão Barroso durante o seu primeiro mandato como presidente da Comissão Europeia (2004-2009).

Vale de Almeida tornou-se de seguida embaixador da União Europeia nos Estados Unidos (2010-2014), à frente da primeira delegação europeia em Washington com poderes reforçados (em representação de toda a União e não somente da Comissão Europeia), à luz da entrada em vigor do Tratado de Lisboa, e de 2015 até ao final do ano passado foi o embaixador da UE junto das Nações Unidas.

A delegação da UE no Reino Unido ficará sob a tutela do Serviço Europeu de Ação Externa, o corpo diplomático da União liderado pelo Alto Representante Josep Borrell, que é também vice-presidente da Comissão Europeia liderada por Ursula Von der Leyen, e começará então a operar numa altura em que os 27 e Londres vão negociar a relação futura pós-'Brexit'.

ACC (MDR/ANE) // ANP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.