Info

Brexit: Diplomata português João Vale de Almeida designado embaixador da UE no Reino Unido

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 24 jan 2020 (Lusa) -- O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, anunciou hoje oficialmente a designação do diplomata João Vale de Almeida como primeiro embaixador da União Europeia no Reino Unido, funções que assumirá em 01 de fevereiro, primeiro dia do pós-'Brexit'.

Em comunicado, o Serviço Europeu de Ação Externa indica que "Josep Borrell, o Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, anuncia hoje a designação de João Vale de Almeida como primeiro chefe da futura delegação da UE junto do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte", o que "já foi devidamente notificado ao Reino Unido".

Apontando que Vale de Almeida assumirá funções em 01 de fevereiro, o corpo diplomático da União Europeia lembra que, "a partir dessa data, o Reino Unido passará a ser um país terceiro e, consequentemente, a representação da União será assegurada por uma delegação da UE".

Em 12 de janeiro, uma porta-voz comunitária já adiantara à Lusa que Borrell tinha escolhido João Vale de Almeida para liderar a nova delegação da UE junto do Reino Unido, ocorrendo então hoje a designação oficial, no dia em que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizaram o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE), faltando agora apenas a 'luz verde' final do Parlamento Europeu, que deverá acontecer numa votação na próxima quarta-feira, 29 de janeiro, antevéspera da data de consumação do 'Brexit'.

Com mais de três décadas de experiência em cargos europeus, João Vale de Almeida, 62 anos, já ocupou diversos postos de topo, tendo sido porta-voz da Comissão Europeia e diretor-geral antes de se tornar chefe de gabinete e principal conselheiro de José Manuel Durão Barroso durante o seu primeiro mandato como presidente da Comissão Europeia (2004-2009).

Vale de Almeida tornou-se de seguida embaixador da União Europeia nos Estados Unidos (2010-2014), à frente da primeira delegação europeia em Washington com poderes reforçados (em representação de toda a União e não somente da Comissão Europeia), à luz da entrada em vigor do Tratado de Lisboa, e de 2015 até ao final do ano passado foi o embaixador da UE junto das Nações Unidas.

A delegação da UE no Reino Unido ficará sob a tutela do Serviço Europeu de Ação Externa, o corpo diplomático da União liderado pelo Alto Representante Josep Borrell, que é também vice-presidente da Comissão Europeia liderada por Ursula Von der Leyen, e começará então a operar numa altura em que os 27 e Londres vão negociar a relação futura pós-'Brexit'.

ACC (MDR/ANE) // ANP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Covid-19: Portugueses no Norte de Itália relatam situações de pânico

Itália é o país europeu com maior número de infetados, sendo que onze pessoas já morreram. Os portugueses que vivem no Sul do país dizem não sentir os efeitos do vírus mas, a Norte falam em situações de pânico e muitas restrições.

Automóvel atropela desfile de Carnaval na Alemanha, vários feridos

Um automóvel avançou hoje sobre um desfile de Carnaval em Volkmarsen, no centro da Alemanha, fazendo vários feridos, segundo a polícia.

Covid-19: Anunciada segunda morte em Itália. 50.000 pessoas estão em quarentena

Uma segunda pessoa, com coronavírus Covid-19, morreu hoje em Itália, onde foram identificados mais de 30 casos de contaminação até agora, dos quais 25 casos na Lombardia (região de Milão), anunciaram agências de notícias italianas.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.