Info

Guiné-Bissau: Presidente do parlamento reuniu-se com CNE e Supremo Tribunal de Justiça

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bissau, 24 jan 2020 (Lusa) - O presidente do parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, esteve hoje reunido, em encontros separados, com a Comissão Nacional de Eleições (CNE) e com o Supremo Tribunal de Justiça para analisar o processo de contencioso eleitoral.

"Como sabem a CNE e a Assembleia Nacional Popular têm um relacionamento institucional. Trocamos alguns aspetos que têm a ver com o processo de contencioso eleitoral, que não posso aqui revelar", afirmou à imprensa, no final do encontro, o presidente da CNE, José Pedro Sambú.

Em declarações aos jornalistas, o presidente do parlamento disse que os encontros estavam relacionados com o contencioso eleitoral, mas também não adiantou mais pormenores.

A reunião com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Sanhá, não teve cobertura de imprensa.

O parlamento guineense disse na terça-feira, através do gabinete do presidente, que só decide sobre a tomada de posse do Presidente eleito depois de resolvido o contencioso eleitoral que decorre no Supremo Tribunal de Justiça.

O Governo da Guiné-Bissau afirmou também que só pode considerar a ata de apuramento nacional das eleições presidenciais de 29 de dezembro mediante um veredito do Supremo Tribunal de Justiça.

A CNE divulgou, na semana passada, os resultados definitivos da segunda volta das eleições presidenciais, indicando que Umaro Sissoco Embaló venceu o escrutínio com 53,55% dos votos e que Domingos Simões Pereira obteve 46,45%.

O candidato Domingos Simões Pereira, apoiado pelo PAIGC (no poder), apresentou um recurso de contencioso eleitoral no Supremo Tribunal de Justiça, alegando irregularidades no processo de apuramento nacional, mas o tribunal ainda não tomou uma decisão.

MSE // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Covid-19: Espanha regista mais de 11.000 novos casos, 43% em Madrid

Madrid, 30 set 2020 (Lusa) -- Espanha registou hoje 11.016 novos casos de covid-19, dos quais mais de 43% em Madrid, elevando para 769.188 o número total de infetados até agora, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

Bolsonaro repudia declarações de Joe Biden sobre destruição de florestas tropicais no Brasil

São Paulo, 30 set 2020 (Lusa) -- O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, classificou hoje como "lamentável", a declaração do candidato democrata à presidência norte-americana, Joe Biden, que afirmou que as florestas tropicais no Brasil estão a ser destruídas, num debate eleitoral na terça-feira.

Venezuela: Grupo de venezuelanos exilados declara Josep Borrell como "persona non grata"

Miami, Estados Unidos, 30 set 2020 (Lusa) -- A Organização de Venezuelanos Perseguidos Políticos no Exílio (Veppex), com sede em Miami, nos Estados Unidos, declarou hoje o alto representante da União Europeia para a Política Externa de "persona non grata" por "trair o povo venezuelano".

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.